[Ubuntu-PT 4714] Re: Res: leitor de dvd

Bruno Miguel brunoalexandremiguel gmail.com
Segunda-Feira, 22 de Setembro de 2008 - 15:29:58 BST

A Monday 22 September 2008 15:17:37, Kimus Linuxus escreveu:

> primeiro antes e de qualquer download e instalações convém tentar
> perceber o que se passa.
>
> qual é o output do seguinte comando:
>
>     cdrdao scanbus
>

> kimus

É impressionante: ontem não detectava nenhum DVD, hoje já os detecta. A única
coisa que ontem tinha feito foi um dpkg-reconfigure ao wodim e na altura não
resolveu nada. Se calhar foi da chuva que caiu por estes lados durante a
noite.

Este é o output que o 'wodim -checkdrive' "cospe":
Device was not specified. Trying to find an appropriate drive...
Detected CD-R drive: /dev/cdrw
Using /dev/cdrom of unknown capabilities
Device type    : Removable CD-ROM
Version        : 5
Response Format: 2
Capabilities   :
Vendor_info    : 'MATSHITA'
Identification : 'UJ-831D         '
Revision       : '1.00'
Device seems to be: Generic mmc2 DVD-R/DVD-RW.
Using generic SCSI-3/mmc DVD-R(W) driver (mmc_mdvd).
Driver flags   : SWABAUDIO BURNFREE
Supported modes: PACKET SAO

####################

O 'cdrdao scanbus' mostra isto
Cdrdao version 1.2.2 - (C) Andreas Mueller <andreas  daneb.de>
  SCSI interface library - (C) Joerg Schilling
  Paranoia DAE library - (C) Monty

Check http://cdrdao.sourceforge.net/drives.html#dt for current driver tables.

Using libscg version 'ubuntu-0.8ubuntu1'

1,0,0 : MATSHITA, UJ-831D         , 1.00

####################

O 'cdrdao drive-info' mostra isto
/dev/cdrw: MATSHITA UJ-831D	Rev: 1.00
Using driver: Generic SCSI-3/MMC - Version 2.0 (options 0x0000)

Maximum reading speed: 4234 kB/s
Current reading speed: 4234 kB/s
Maximum writing speed: 4234 kB/s
Current writing speed: 4234 kB/s