[Ubuntu-PT 4629] Re: Compatibilidade de portateis para utilização com linux

Kimus Linuxus kimus.linuxus gmail.com
Domingo, 14 de Setembro de 2008 - 21:33:04 BST

E para isso escolhes Toshiba e HP?? Eu cá não sou grande admirador
dessas duas marcas. Eu tenho um portatil ACER aos anos e nunca tive
problemas e já tive problemas com Toshiba e HP, logo é uma questão de
sorte (e não comprar o mais barato :-D). Existem portateis de linha
branca que são boas opções.

Pelos links que mandas estás a pensar num preço na ordem dos 700 EUR mas
são quase todos com o hardware parecido. Mas para que raio queres o
portatil? só para ver emails e ir à net? Eu recomendaria uns mais
baratos ou mais caros dependendo do que necessitas no portatil que vais
comprar.

Portateis muito baratos por vezes não é a melhor opção dado que
geralmente o hardware não é dos mais 'standard', ou seja, compatíveis
com o Linux. Uma das coisas mais importantes é a placa gráfica. Um
colega meu comprou um portatil baratito e depois a grafica (ATI Mobility
Radeon HD 347 que por acaso tens aí nos links que mandas) não funcionava
no Linux, foi um pouco azar. Mas também não normal componetens Intel e
Nvidia não darem no Linux. No caso do meu colega o problema podia ser
das memorias como eram diferentes havia qualquer incompatibilidade mas
também não existem drivers 3D.

Outra coisa que detesto é resoluções pequenas. 1280x200 ?!!? isso ainda
se usa?... até o meu ACER 'velhinho' tinha 1440x1050 !!! vendo por
300EUR se alguém tiver interssado já com ubuntu instalado :-D

Só acho que não se deve comprar um portatil pelo preço mas pela
utilidade que te irá dar. Pois pelo preço de um portatil compras um belo
desktop.

NOTA: quando comprares o portatil e não quizeres o Windows então quando
aparecer a EULA (condições) na primeira vez que fazes boot do pc não
aceites. Formata, instala Ubuntu e pede o dinheiro do Windows de volta à
marca :-D

kimus