[Ubuntu-PT 5116] Re: Contactos Empresas

Paulo Albuquerque paulo.albuquerque gmail.com
Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2008 - 10:59:36 GMT

2008/10/27 Márcio Antunes <marcioportoferreira  gmail.com>

> Sim a ideia era nós fornecermos o hardware, a manutenção do mesmo, em
> princípio a manutenção do SO e sua configuração, etc.
>
> O problema é que não temos capacidade para pegar no problema todo
> (desde o hardware até à aplicação configurada, migrada, etc).
>
> Sei de algumas empresas (pelo que vejo procurando no Google) com
> participações nalguns campos (aqui e ali), que oferecem geralmente
> soluções Web (Apache, Firefox) e que portanto são compatíveis quer com
> Windows, quer com Linux e Mac. Por exemplo a Caso Consultores de
> [...]
Só para fazer uma introdução, vou contar um pouco da minha história,

Quando saí da faculdade comecei junto com alguns amigos uma empresa (
http://versenet.com) que assentava sobre o fornecimento de soluções baseadas
em Software livre. Tivemos um grau de sucesso relativo, chegámos a
implementar um ERP à medida para uma empresa bastante grande. No entanto
creio que não chegámos mais longe porque nos faltava uma componente
comercial forte. O software livre é bastante diferente em relação ao
software comercial normal, e há por aí muito boa gente sentada em lugares de
decisão que não sabe exactamente do que se trata. Na tal empresa de grande
porte, apesar de os utilizadores estarem extramente contentes com a
aplicação, acabámos por ser vitímas de uma "consolidação", em que
basicamente decidiram migrar tudo o que tinham para aplicações Windows...
(no comment). Hoje em dia cada de nós um arranjou "um trabalho a sério" e a
empresa está um pouco em stand-by. Continuamos a fornecer serviços, mas
essencialmente estamos a fazer hosting de aplicações web e E-mail.

Creio que hoje em dia quanto à aceitação de Open Source, a coisa melhorou
bastante, as pessoas já estão mais informadas, e maioria já sabe pelo menos
do que é que se trata. Sabem que há empresas grandes envolvidas IBM, HP, Red
Hat, Novell e isso deixa-os tranquilos. A Microsoft continua a ter um
domínio muito grande do mercado, sobretudo em Portugal porque tem uma
componente comercial muito forte e tem um programa de descontos nas licenças
que é quase extorsão. Penso que a melhor forma de combater isso é a com a
agilidade, com Open Source é possível por algo a funcionar num espaço de
tempo muito curto, e para qualquer cliente ver uma POC (proof of concept) a
funcionar é muito importante. Para os utilizadores finais a solução que
funcione é a melhor, mas na maioria das vezes isto por si só não chega. Para
quem toma decisões o preço e a confiança no fornecedor são factores
essenciais.

Relativamente aos potenciais mercados, creio que identificaste correctamente
os Thin Clients como um nicho muito atractivo para o software livre. Hoje em
dia em qualquer empresa vemos um desperdício enorme de recursos como todos
os terminais configurados como estações de trabalho autónomas. Quando na
realidade os utilizadores apenas necessitam desempenhar meia dúzia de
tarefas simples. Correio electrónico, processamento de texto, folha de
cálculo, acesso às aplicações in-house como CRM e ERP. Isto é perfeitamente
possível com o uso de um thin client, adicionalmente viriam outras
vantagens, como um maior controlo sobre a máquina e o que lá está, problemas
com vírus e spyware etc... tudo a uma fracção do preço. É óbvio que é
necessário um estudo caso a caso porque muitas vezes há organizações que
dependem de aplicações mal feitas, com interfaces web IE-only e/ou um
fat-client feito em VB (exemplo das aplicações de contabilidade existentes
no mercado nacional já discutidas). Em minha opinão é sempre possível
arranjar um work around, nem que seja uma ligação por rdesktop a um Windows
Terminal Server, no exemplo que deram.

Para mim a parte complicada é mesmo a parte comercial. Mas isto é apenas a
minha opinião pessoal. De qualquer forma para opurtunidades concretas
concerteza que encontrarás bastante receptividade junto dos membros desta
lista, tanto quanto sei há mais gente com empresas que fornecem serviços
nesta área.

Abraço!

Paulo Albuquerque

--
Simplicity is the art of maximizing the amount
of work not done -- The Agile Manifesto