[Ubuntu-PT 5576] Re: Qualidade do Ubuntu (era /etc/resolv.conf)

João Luís Marques Pinto joao.pinto getdeb.net
Domingo, 16 de Novembro de 2008 - 15:30:29 GMT

M. Vale wrote:

> O problema com o ubuntu é que de 6 em 6 meses joga tudo fora o que fez, e
> começa de novo, agarra num novo kernel, nas ultimas versões de todo o
> sfotware cola tudo com cola cuspo e lança uma nova versão.

M Vale, o teu problema fica claro nesta frase, independente do teu
envolvimento, não conheces os processos e como tal fazes afirmações
ignorantes.
Estás completamente errado, de 6 em 6 meses os pacotes são reimportados
do Debian, se não tiverem alterações de versão, é mantida a mesma
versão, se tiveram alterações têm que ser revistos manualmente, e o
responsável verifica se as correcções já foram aplicadas na nova versão
ou se é necessário manter a correcção "ubuntu". Só é possível perder
alterações/correcções por erro humano. O "pegar tudo de novo" é pegar no
trabalho dos programadores das respectivas aplicações, tal como tu em
Windows, sempre que instalas um programa, jogas tudo fora e "começas de
novo", com os mesmos riscos.
Quanto ao kernel a escolha é complicada, seja para o Ubuntu ou qualquer
outra distribuição, ou escolhem uma versão mais recente muitas vezes
necessária para suportar hw mais recente mas correndo o risco de
introduzir novos problemas, ou fazem uma escolha mais conservadora
mantendo um kernel mais antigo. Tambem aqui depende claro está da
estabilidade do kernel.
> Isto da azo sempre a haver regressões em todas as novas distribuições, e se
> a canonical nao mudar a maneira de trabalhar estes problemas nao vao
> desaparecer, se nao consegues ver isto, então és tao fanboy como os
> utilizadores MS.

As regressões não têm nada a ver com o processo própriamente dito, tem
mais a ver com um maior ritmo de alterações quer a nível de software
quer a nível de hardware, e a falta de recursos da Canonical/Ubuntu para
acompanhar os mesmos.  O único "fanboy" aqui parece seres tu ao
classificar os utilizadores MS de "fanboys", eu conheço "fanboys" em
todos os sistemas sejam eles livres ou proprietários, ser "fanboy" tem
mais a ver com fanatismo ou ignorância do que próprimanente consciência
ou visão.
> Dai exisitrem tantos repositórios de software para o ubuntu o que
> desvirtualizam por completo a distribuição, isto acontece porque a canonical
> continua a fazer o trabalho com base no trabalho de outros e a nao
> desenvolver nada de raiz.

Eu não sou apologista do conceito de "distribuição" actual, o software
livre tem um ritmo de desenvolvimento próprio, que não é coordenado com
uma distribuição específica, na minha opinião a distribuição devia ser
apenas um conjunto de componentes base kernel/gcc/xorg/gnome, os
esforços deviam ser concentrados na actualização desses componentes de
forma mais segura, a distribuição/desenvolvimento das aplicações deveria
ser mantida de forma independente como acontece em Windows, a equipa que
actualmente suporta o  universe não tem capacidade humana para o fazer
de uma forma satisfatória. Os repositórios de terceiros, enfraquecem o
conceito de distribuição mas enriquecem o sistema.

> Nao vesn regressoes deste tipo no Debian por exemplo.
>
> MV

Não vejo regressoes no Debian, porque não tem utilizadores à escala do
Ubuntu, é dificil detectar regressões quando não se utiliza :)

--
João Luís Marques Pinto
GetDeb Team Leader