[Ubuntu-PT 5539] Re: Alternativa ao flash em Linux

João Luís joao.pinto getdeb.net
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2008 - 18:33:00 GMT

2008/11/11 Aerrege <aerrege  gmail.com>:
> Ok! Gracias pelas respostas que recebi.
>
> No entanto, li a vossa discussão e, como (quase) leigo no assunto (da
> construção de projectos possíveis de fazer em flash/alternativas),
> digo-vos que:
>
> a) a tendência para o flash tem prova estatística. Pergunto: é ou não
> verdade que projectos (que não precisam de ser muito) ousados são
> feitos, maioritariamente, em flash? Para referir jornais: o Público
> usa flash; o El País usa flash. TVs? As tvs portuguesas usam flash.
> Etc. São precisas mais "provas"?
Meu caro,
tinha ficado com a ideia que procuravas uma solução em software
aberto/livre, não percebo muito bem como é que a estatística entrou
nessa equação, a têndencia no mundo do software é de não utilizar
flash. E alias, citar exemplos de software livre em Portugal é de
pouca utilidade, com muita pena nossa o nosso país é uma nulidade em
termos de adopção de software livre (desculpem a franqueza).

> [...]
> faz sozinho ;-); tenho bué de manuais (impressos ou ebooks) que mo
> ensinam a fazer; tenho até tutoriais com o código necessário (não
> indico o endereço, porque não deve haver aqui interessados ;-)).
> Indiquem-me, pf, uma aplicação para Linux que o faça tão facilmente
> como o faz o Flash. Quero dizer, algo mais simples do que esta
> alternativa: "tanto para a) como b) basta teres bons conhecimentos de
> HTML, JAVASCRIPT e PHP, no caso do slideshow tambem será útil aprender
> AJAX ". ;-) Basta ter bons conhecimentos "disto" tudo?! Basta?! ;-)
Isto "tudo" é o que se espera de um qualquer programador web.
> É que a vossa discussão descambou para o campo técnico. Não basta
> dizer que o Flash é mais pesado, que é fechado, etc.. As alternativas,
> digo eu, têm que ser igualmente fáceis (pelo menos tão fáceis).
Talvez tivesse ajudado se na tua mensagem inicial tivesses indicado
que o teu principal critério na escolha era a "facilidade" no
desenvolvimento, normalmente quem procura software livre tem para alem
da facilidade muitros outros critérios com igual importância.

> Nb: que fique claro que eu não estou a defender que o Flash seja
> melhor (ou pior). Sou suficientemente ignorante sobre o assunto para
> não me atrever a tanto. Limito-me a perguntar...
Eu pessoalmente  não sei se o flash é mais fácil/dificil do que
JS/AJAX/PHP/HTML, de qualquer forma sugiro-te a fazeres uma busca no
google, tenho sérias dúvidas sobre a tua conclusão de que é mais fácil
encontrar material para aprendizagem de flash do que de
JS/AJAX/PHP/HTML.