[Ubuntu-PT 5538] Re: Alternativa ao flash em Linux

Paulo Albuquerque paulo.albuquerque gmail.com
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2008 - 18:17:08 GMT

> a) a tendência para o flash tem prova estatística. Pergunto: é ou não
> verdade que projectos (que não precisam de ser muito) ousados são
> feitos, maioritariamente, em flash? Para referir jornais: o Público
> usa flash; o El País usa flash. TVs? As tvs portuguesas usam flash.
> Etc. São precisas mais "provas"?

Os designers tradicionalmente estão mais habituados a trabalhar com
ferramentas gráficas do que a programar. A Adobe aproveitou isso e muito bem
disponibilizando o software para realizar a tarefa com uma interface
integrada com o resto dos programas que um designer profissional já usa. Os
sites arrojados de que falas são normalmente na realidade mais bonecada a
mexer do que uma aplicação a sério.

Tens o Macromedia pirateado e queres aprender a mexer? Força.... Mas não te
convenças que o estás a fazer porque é a melhor opção.

> Vamos supor que pretendo fazer uma coisa no género do que o Público
> tem aqui: http://jornal.publico.clix.pt/ (ok, pode ser mesmo uma coisa
> mais simples).

Não tem flash em lado nenhum como já foi ressaltado aqui. Foi feito com Html
simples

> Eu tenho o Adobe Flash que o faz -- já sei que não o
> faz sozinho ;-); tenho bué de manuais (impressos ou ebooks) que mo
> ensinam a fazer; tenho até tutoriais com o código necessário (não
> indico o endereço, porque não deve haver aqui interessados ;-)).

já ouviste a expressão "Quado temos um martelo na mão, qualquer problema
parece um prego" ?

> É que a vossa discussão descambou para o campo técnico. Não basta
> dizer que o Flash é mais pesado, que é fechado, etc.. As alternativas,
> digo eu, têm que ser igualmente fáceis (pelo menos tão fáceis).

Queres alternativas fáceis? Para o quê? A solução vai depender sobretudo das
tuas necessidades

 * Queres simplesmente mostrar fotos no teu blog sem ter trabalho
disponíveis para toda a gente? No meu blog pessoal faço isso através do
Flickr, tenho todas as minhas fotos lá (cerca de 3000) e o Flickr já
proporciona o serviço de slideshow, vai a
http://tribunadostristes.blogspot.com para ver exemplos.
 * Se queres integrar com um CMS como o Joomla ou o Drupal é bem possível
que já existam módulos que suportem isso.
 * Queres fazer desenvolvimento à medida? Usa como base algum pacote já
disponível como este (http://www.barelyfitz.com/projects/slideshow/)