[Ubuntu-PT 5531] Re: Alternativa ao flash em Linux

Paulo Albuquerque paulo.albuquerque gmail.com
Terça-Feira, 11 de Novembro de 2008 - 16:13:30 GMT

Neste momento os web browsers modernos (Chrome, Safari, Firefox) estão a
concentrar esforços para melhorar a velocidade de execução de JavaScript.
Quando o Chrome saiu gabava-se de ter um interpretador de JS super-rápidos,
os resultados alcançados pela nova versão do FF são ainda mais
impressionantes (
http://weblogs.mozillazine.org/roadmap/archives/2008/08/tracemonkey_javascript_lightsp.html).
Adicionando a isto inovações como o objecto <canvas> (
https://developer.mozilla.org/en/Canvas_tutorial) a possibilidade de que
tecnologias proprietárias como o Flash e o Silverlight da M$ fiquem
obsoletas ou relegadas para nichos de mercado torna-se cada vez mais
plausível.

O grande problema é que o IE se comporta como um caracol na hora de
interpretar JS, e claro tem as suas extensões e features (leia-se bugs)
proprietários. No entanto já existem por aí uma série de frameworks que
escondem o problema e permitem desenvolver de forma mais ou menos
transparente para qualquer browser. Ainda é demasiado cedo para apostar no
desenlace desta história, mas eu diria que hoje em dia é muito mais
importante aprender JavaScript do que ActionScript.