[Ubuntu-PT 5493] Re: Filtragem dos emails na mailinglist

Jose Rocha jocaferro tux-linux.net
Domingo, 9 de Novembro de 2008 - 00:40:39 GMT

> Sim, todos os destinatários é um bom ponto de partida, principalmente
> quando o destinatário é uma lista, e tens um elevado número de leitores.
> Se enviares em HTML reduzes a audiência aqueles que usam um cliente de
> email capaz de o ler.

Não, isso é uma visão muito redutora!
Segundo esse ponto de vista daqui a 20 anos ainda andamos para aqui em
modo texto.
Esse não é um problema do emissor mas sim do receptor.
Como já respondi há pouco desconhecia que ainda houvesse tanta gente a
recorrer a programas text-only.
Ok, o problema deve ser meu quando digo que sou eu quem tenho que me
adaptar à evolução e não a evolução adaptar-se a mim.

Não é isso que tu queres quando escreves para a lista.

Isso o que quero ou não quero é um problema que apenas a mim me diz
respeito. Como já disse anteriormente até concordo mas também já
declarei que não é isso que está em causa mas sim tolherem-me o meu
poder de escolha ou seja violarem a minha liberdade.

> Da mesma maneira não se envie email para a lista com uma codificação
> não suportada por todos os clientes.
> Este caso é equiparável a termos utilizadores da lista a escrever em chinês,
> e termos de activar um filtro tradutor. Ou melhor, deixar os utilizadores
> por si a terem de arranjar uma solução que faça a tradução.

Não tem nada a ver com a discussão. Não comento.

> O filtro que foi activado transforma os emails que eventualmente enviares
> sem querer em HTML/Richtext em plain text.
> Se não fores extravagante com o uso do HTML, todos os emails serão
> facilmente convertidos, restaurando assim a tua audiência ao total de
> participantes na lista.

Concordo, mas não é isso que está em causa nem tampouco alguma vez discordei.

> O uso de HTML é proibido em muitas mailing lists. As que não proíbem
> expressamente, podem ter o mesmo filtro em funcionamento.

Posso desde já declarar que em todas as listas onde me encontro
inscrito esta é a única que me proíbe mas também é a única em que eu
aceitei essa proibição.
Até hoje nunca me vi confrontado com qualquer ML que também fosse tão
impeditiva mas se tal acontecesse provavelmente não aceitaria.

> Aqui está uma afirmação extremamente forte, com exclamação e tudo.
> Transmites a ideia que não compreendes que esta medida permite chegar
> a todos e não só a alguns (software livre?). E acabas por implicar que todos
> os utilizadores tẽm de usar clientes de email que suportem HTML,
> invés da solução mais simples que é enviarmos todos em texto.

Como?
Como é que conseguiste deduzir isso?

> Não fazermos as coisas só porque podemos. Não é por
> eu ter 7GB de espaço no gmail que os vou querer ocupar.

Não entendeste mesmo nada daquilo que eu quis dizer.
Não é o facto de eu ter que utilizar esse espaço mas sim o facto de eu
PODER (mais uma vez não é berrar - como não tenho bold é só para
realçar o "poder") utilizar esse espaço. Se eu quiser utilizo e se eu
não quiser não o utilizo!
Quem são os "podemos" e "fazemos"?
Eu falo por mim e não por um universo inexistente, e posso desde já
afirmar que eu faço as coisas porque posso. Quando e como já são
outros assuntos.

> Até porque a google oferece esse espaço estando completamente ciente
> que 95% dos utilizadores não o vão usar ao máximo.
> E queres ver que agora temos todos conta no Gmail. Não temos mesmo.

Onde é que eu disse isso?
Mais uma vez, quem são os "temos"?
Mais uma vez falo por mim - eu tenho.

> Nem toda a gente tem o luxo de poder aceder a estes meios através de um
> programa em ambiente gráfico por variadíssimas razoes. Muita gente usa
> cliente de email na consola, e o mesmo acontece com clientes de IRC.
> Não é produtivo explicar agora os vários casos de uso.

Falo por mim, e não em nome de "muita gente" - eu também uso!
Mas também uso o GMail em modo gráfico!
Só não uso IRC. Há muitos anos...

Essa é que não percebi de todo!
Se fazes o favor explica.