[Ubuntu-PT 5491] Re: Filtragem dos emails na mailinglist

Jose Rocha jocaferro tux-linux.net
Domingo, 9 de Novembro de 2008 - 00:08:36 GMT

2008/11/8 Filipe Roque <flip.roque  gmail.com>:
> Eu não queria iniciar uma discussão, pelo que vou usar palavras de outros:
>
> * http://www.zeldman.com/2007/06/08/e-mail-is-not-a-platform-for-design/
> * http://www.georgedillon.com/web/html_email_is_evil.shtml
>
> O motivo para eu não gostar de html no email é pela ineficiência. Para
> quê usar uma coisa complexa para uma tarefa tão simples?

Por cada artigo que seja mandado para cá eu poderia arranjar dois a
justificar exactamente o contrário.
O resto quanto à ineficiência e ser uma coisa complexa nem comento.

> Tens liberdade para enviar html no email. Eu tenho liberdade para não
> ler emails em html.

Não não tenho essa liberdade enquanto tu tens efectivamente essa liberdade!
Aí é que reside o ponto!
Até está "proibido" e tudo!

> Tenho amigos que usam o pine e mutt. Eu pessoalmente quando não estou no
> meu pc e logo não tenho acesso ao thunderbird, que uso simplesmente para
> centralizar várias contas de email, uso o pine. Porquê? Porque a
> interface web da minha conta principal é tão mal feita que se torna
> muito lenta e pesada.

Pelo que estou a ver ainda há mesmo muita gente.
Não sabia.
Assim tenho que me rebaixar perante a evidência.

> E insisto,
> "Note that for all of these clients, the concept of "HTML support" does
> not mean that they can process the full range of HTML that a web browser
> can handle. Almost all email readers limit HTML features, either for
> security reasons, or because of the nature of the interface. CSS and
> Javascript can be especially problematic."
>
> A fonte é a wikipedia [1] onde também podes ver que ainda existem muitos
> clientes que não suportam html.

Ora, como dizia há pouco é mesmo muito fácil contrariar qualquer dito
e como tal vou mesmo usar a wikipedia para o mesmo:
Both plain text and HTML are used to convey e-mail. While text is
certain to be read by all users without problems, there is a
perception that HTML-based e-mail has a higher aesthetic value.
Advantages of HTML include the ability to include inline links and
images, set apart previous messages in block quotes, wrap naturally on
any display, use emphasis such as underlines and italics, and change
font styles. HTML e-mail messages often include an
automatically-generated plain text copy as well, for compatibility
reasons. Disadvantages include the increased size of the email,
privacy concerns about web bugs and that HTML email can be a vector
for phishing attacks and the spread of malicious software.
http://en.wikipedia.org/wiki/Email#Plain_text_and_HTML  (3.2.2.2 -
Plain text and HTML)

> Volto ao argumento da ineficiência. Senão me engano, os tarifários de
> acesso móvel baseiam-se na quantidade de informação transaccionada.
> Sendo assim, deveria-se optar pela solução mais simples para minimizar
> custos, julgo eu.

Novamente volto a frisar que não é isso que está em causa. O que está
em causa é ser proibido!
Se me for permitido tenho duas opções escolho HTML ou texto. Se não me
for permitido fico amarrado ao texto ad eternum!
A isso chama-se poder de escolha. Fico com o poder de optar enquanto
do outro modo não tenho qualquer opção!

> Não percebo. O que há de errado com o IRC?

Ora...
O IRC já era. Devido às suas limitações, tal como o e-mail apenas
texto, tem vindo a ser progressivamente substituído por outras formas
que oferecem mais e melhor.
A este fenómeno chama-se evolução. Quem estagnar morre e quem evoluir
sempre tem algumas hipóteses de sobreviver.

> Julgo que o fiz. Mas já agora devolvo-te o desafio. Diz-me uma ou mais
> razões para que eu quisesse enviar emails em html.

A primeira nem sequer é uma razão. É um ponto basilar e fundamental -
a minha liberdade!

Mas já que perguntas:
- gostaria de sublinhar alguma passagem;
- gostaria de mudar a cor dalguma palavra para chamar a atenção para
aquele pormenor;
- gostaria de eventualmente colocar uma luzinhas a piscar e o nariz do
Rudolfo num aceso vermelho durante a quadra natalícia;
- gostaria eventualmente de poder enviar alguma imagem para demonstrar algo;
- etc., etc., etc.,
Em resumo, gostaria de PODER (peço desculpa mas como não tenho "bold"
aceitem as maiúsculas como não sendo berrar mas sim alertar para
"poder" e não simplesmente fazer) fazer tudo aquilo que não me
permitem, mesmo que raramente ou nunca utilize.

Atenção mais uma vez - imposição, logo obrigação!

> Para perceberes melhor o meu ponto de vista, vou-te dar outro exemplo de
> ineficiência. O flash em páginas web, como por exemplo o site da
> Vodafone Directo.

Já comentei a ineficiência e o flash não vem para o caso.
Também podemos discutir isso mas posso acrescentar que muitas vezes
estou num servidor a tratar de algo ou simplesmente a tirar-lhe o pó e
"navego" utilizando o elinks. Esse problema é meu e de mais ninguém e
como tal não vou obrigar ninguém a fazer sites para o meu querido
elinks!
Nesse momento essa é a minha opção. Fui eu quem escolhi e como tal
tenho que ser responsável pelos meus actos e não andar a exigir
responsabilidades a terceiros em função da minha escolha - tal como o
Bruno referiu.
As minhas escolhas não podem de forma alguma interferir com as
escolhas dos outros.
Neste caso específico, apenas texto nos e-mails, nem sequer há escolha!
Note-se mais uma vez que eu já disse que aceitei essa imposição e como
tal tenho-a que respeitar. Apesar de apenas existir uma posição
aceitei-a. E aceitei-a porque percebo a razão e até em parte concordo
com ela.
Desde o momento em que eu a aceitei sem me ter sido imposta posso
considerar que escolhi e nem sequer foi contrariado

> É mais pesado na ligação e no pc julgo que não é indexado pelos motores
> de busca, logo não percebo então porque optaram por esta solução. O que
> existe no site da Vodafone que não é possível de se fazer com html?

Problema deles. Mas tem o poder de escolher.

> Eu nem falei das acessibilidades, mas vou arriscar que tanto texto no
> email e html ao invés de flash nas páginas é melhor para se usar no
> Orca, por exemplo. Existe aqui alguém que usa o Orca muito talvez possa
> dar um contributo neste aspecto.

E porque não html no e-mail?
Há alguma dúvida que este recurso não potencie a acessibilidade!?
Da mesma forma, há alguma dúvida que "apenas-texto" seja extremamente
limitativo!?

Lamento mas quanto ao projecto Orca - conheço-o, já andei a estudá-lo
ao de leve mas não estou familiarizado. Eu sei e reconheço que é muito
importante mas...

@braço.