[Ubuntu-PT 5339] Re: Rack de Discos

M. Vale maurovale gmail.com
Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2008 - 12:11:23 GMT

2008/11/3 (``-_-´´) -- Fernando <ubuntu  bugabundo.net>

> [lame disclosure] ve se logo q ainda tamos no inicio do mês e com dinheiro
> pra gastar.[/lame disclosure]
>
> Mais um disco em casa e ja n tenho mm aonde o ligar...
>
> Sugestões para montar (home made) ou comprar um sistema de ligação de
> discos?
>
> A ideia é arranjar algum dispositivo próprio ou fazer o meu próprio mais um
> PC (velho ou ligando ao PC q ker ter o aceso) para por todos os 6 discos q
> actualmente tenho a mais fora da Torre.
> Deverá ser algo q suporte PATA e SATA.
>
> Para OS de um PC dedicado posso usar FreeNAS ou Ubuntu server (NFS,SMB,
> [...]
Ola não deixes de fora o OPENFILLER muito bom também (
http://www.openfiler.com/)

Não sei se pretendes guardar dados importantes ai mas sim com esses disco um
RAID 5 ;)

Talvez o mais preocupnate ai é o consumo de uma máquina dessas, discos de
3,5 gasta cada disco +- 10 watts, mais MB e CPU ainda dá um belo consumo ao
fim do mês.

Talvez umas boards mini-itx ou mini-atx com um CPU de baixo consumo os core
duo (atenção que não é core 2 duo) e um DIMM de 2GB resolve-te isso.

MV