[Ubuntu-PT 4166] Re: Antivirus e firewall

Kimus Linuxus kimus.linuxus gmail.com
Quarta-Feira, 28 de Maio de 2008 - 18:35:03 BST

o Ubuntu já vem com firewall: https://wiki.ubuntu.com/UbuntuFirewall

basta executares:
# sudo ufw enable

e ainda vem com o AppArmour: https://help.ubuntu.com/community/AppArmor

Embora não seja necessário um anti-virus para o Linux se todo o
software que instalas for de confiança. Como por exemplo os repositórios
do Ubuntu.
Existe virus para Linux! Mas não da maneira que pensas que existe.

Um virus é uma peça de software logo, e no caso de instalares só de
fontes de confiança, é muito difícil executares um programa que te
prejudique o PC sem quereres.
É claro que tens, ou pelo menos convém, de saber o que estás a executar
ou vais também executar: sudo rm -rf / ??

Outra maneira de apanhares virus (Worms) com alguém entrar pelo teu PC
é teres software sem os patches de segurança (sem fazeres update). Na
maioria dos casos com os updates e a firewall ligada não terás
problemas.

Mas se mesmo assim és paranóico então podes instalar :-) mal não te
faz.

Mas já agora existem outros problemas que podes ter de segurança que
pode não ser só de virus. Aconselho-te a ler este artigo:
https://help.ubuntu.com/community/Security
Também tens uma secção sobre os virus.

kimus