[Ubuntu-PT 4155] Re: Divx para dvd

Licinio Marques Santos licinioms gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Maio de 2008 - 14:19:46 BST

Boas. Bem também não conhecia o mandvd e só agora é que exprimentei mas
parece ser muito bom. Do que te posso dizer pela minha experiencia e agora
depois de testar este software é que o kdenlive é um software de edição de
video não linear mais profissional e o mandvd é mais para criação de dvd com
titulos e outras funções mais simples e prático. Com o kdenlive podes
simplesmente pegar em vários filmes ou partes deles e algumas fotos e
fazeres uma montagem com todo esse material e colocar musica e transições
entre eles e no final gardar tudo num só filme. Digamos que é mais um
software para produção de filmes caseiros mas com ferramentas profissionais,
inclusive dá para capturas de imagem directamente de uma camera digital. O
mandvd parece-me que pode ser depois usado para com o filme criado no
kdenlive colocares tudo num dvd com titulos, capitulos e tudo o resto. No
fundo um poderá complementar o outro pelas ferramentas que são. O cinelerra
é mais profissional pois dá para estas funções e até para streaming o que
nem o premiere faz, mas é mesmo muito mais complicado trabalhar com ele.
Exige um pouco de dedicação e umas consultas no manual dele que encontras na
net em portugues para se trabalhar com ele. Também tive problemas no inicio
para que ele funcionasse pois faltava-me algumas dependencias mas para veres
o que se passa vai ao terminal e simplesmente digita cinelerra e ve qual a
mensagem que aparece de seguida pois vai ser a causa de ele não arrancar.
alguma coisa é só dizeres.