[Ubuntu-PT 3934] Re: Partição desaparecida ( e dica pra aceder às partiçoes de linux via windows )

( ``-_-´´ ) -- Fernando ubuntu bugabundo.net
Segunda-Feira, 5 de Maio de 2008 - 16:10:28 BST

Olá Licinio e a todos.

On Monday 05 May 2008 13:56:48 Licinio Marques Santos wrote:
> Boa tarde a todos. Já utilizo o ubuntu (kubuntu) à alguns anos e até hoje
> sempre resolvi os problemas sem grandes complicações. Mas agora estou mesmo
> com um grande problema e preciso da vossa ajuda. A situação é a seguinte: no
> meu portátil compaq tenho instalado o kubuntu numa partição e o windows
> noutra uma vez que trabalho com programação e assim uso o ein para testes e
> depois tenho uma terceira partição em fat 32 para colocar dados e documentos
> e poder aceder a eles seja a partir do linux seja do win. Com as versões
> [...]

tas em kubuntu n e'?
humm eu digo as pessoas no Ubuntu para irem ao menu Places (Locais) e clicarem na partiçao q kerem ver montada.
agora em KDE n tou a ver.
mas à pata resolves bem. so tens q adicionar ao fstab.

para tal tens q ver kal o mount point q keres usar, por exemplo: /media/disco1, e o device, por exemplo /dev/sda3
(passo intermedio recomendado: convem usar o UUIDs dos discos, mas podes usar o device, no fstab. para descobrires o UUID ou usas o vol_id  ( sudo vol_id /dev/sda1), ou fazes um ls ao device (ls /dev/disk/by-uuid/) )
de seguida, acrescentas ao fstab (gksudo gedit /etc/fstab) ou (sudo nano /etc/fstab) uma linha pra essa partiçao:
UUID=2c5f0222-425c-4b41-9d41-7957cc8d8c41 /media/disco1           vfat    defaults        0       2
ou
/dev/sda5 /media/disco1           vfat    defaults        0       2

Uma dica optima: para kem ker aceder de Linux (ext2 e ext3) de dentro do windows, n precisa de usar uma partiçao intermedia com fat/fat32.
basta usar o driver de EXT no windows, e passa a aceder as partiçoes de linux com uma letra normal.
www.fs-driver.org/

FICAM AS RECOMENDAÇÕES HABITUAIS, Q N SE DEVE ACEDER AS PARTIÇOES DE OUTRO SISTEMA OPERATIVO, QD ESTE SE ENCONTRA HIBERNADO, CORRENDO O RISCO DE ORIGINAR CORRUPÇAO E PERDA DE DADOS.
--
BUGabundo  :o)
(``-_-´´)	http://Ubuntu.BUGabundo.net