[Ubuntu-PT 3915] Som no Ubuntu8

Antonio Amaro ajsamaro sapo.pt
Domingo, 4 de Maio de 2008 - 00:20:18 BST

Não tenho verdadeiramente um problema com o som no PC.
Mas reparo numa característica que possam esclarecer e ajudar-me a
corrigir com a ditro 8.04 do Ubuntu:

Em distribuições anteriores o sistema Alsa era "partilhado" entre
aplicações e eu podia ouvir avisos sonoros do sistema, alguém que
entrava on-line via msn, enquanto ouvia uma radio no Rhythmbox e abria
um mpg no Totem, tudo com som em simultâneo.
Agora não se verifica!
Se estou com a LastFm "ligada", mesmo que não esteja a ouvir nada, basta
que o cliente esteja a correr, o sistema Alsa fica ocupado e escravo do
programa. Se quero ver algum vídeo tenho que fechar o LastFm para
reiniciar o Totem para ter som disponível.

Era mais fácil explicar se me lembrasse do nome do "gestor do som" :p
Sei que há uma aplicação responsável por essa partilha de recurso, posso
estar enganado, mas...

Alguma ideia?

Obrigado.