[Ubuntu-PT 4329] Re: 0 bytes

Nuno Lucas ntlucas gmail.com
Domingo, 8 de Junho de 2008 - 19:35:20 BST

2008/6/8 António Gomes <aerrege  gmail.com>:
> Desinstalei algumas aplicações (aquelas que me pareceram
> dispensáveis). Ganhei apenas 80 e tal MB. Normalmente, quando se
> aconselha o tamanho da partição para instalação do Ubuntu, não se
> aconselha tamanho maior do que eu reservei. Onde se terão "perdido" os
> meus Gb? ;-)

Faz um "du -sh /*" e ficas a saber a(s) pasta da raiz(s) onde estão os teus GBs.
Vai fazendo o mesmo (exemplo: "du -sh /home/*") para ir restringindo
os resultados.

Atenção que o "*" não inclui os ficheiros/directórios "escondidos"
(começados por "."), pelo que tens de ser explícito quanto a isso.
Por exemplo, para veres quanto ocupam as tuas pastas "escondidas" da
tua $HOME tens de fazer qualquer coisa do tipo:

$ du -sh ~/.[a-zA-Z]*

Se fosse adivinho diria que vais descobrir uma pasta "~/.aMule/" com
os GBs perdidos ;-)

Cumprimentos,
~Nuno Lucas