[Ubuntu-PT 5774] Vodafone passa a descriminar browsers

Filipe Roque flip.roque gmail.com
Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2008 - 23:40:54 GMT

Para quem não sabe, a Vodafone tem um serviço de email que tem a
particularidade de receber sms gratuitos cada vez que se recebe um email
correspondente a filtros definidos.

Eu fazia algum uso desta funcionalidade para averiguar se um determinado
serviço se encontrava sempre disponível. Escrevi um pequeno programa
para de hora a hora verificar se estava tudo bem, caso contrário,
enviava um email e eu recebia no telemóvel um sms e tratava de me
dirigir assim que pudesse até um computador, para averiguar a situação.

Neste verão, a Vodafone decidiu alterar o interface para o Microsoft
Outlook Web Access que para consultar o email serve perfeitamente. No
entanto, para se poder configurar as notificações por sms é que é um
problema.

Inicialmente até pensava que o serviço tinha sido extinto, mas decidi
inquiri-los na mesma sobre a funcionalidade. Na volta recebi, instruções
que não faziam sentido nenhum para mim. Falavam de painéis e menus que
eu não encontrava. Voltei a contactá-los e aí recebi a resposta de que
algumas opções apenas funcionavam com o Internet Explorer.

Tipicamente, se encontramos um serviço que descrimina browsers,
podemos-nos queixar à vontade e com razão, mas a verdade é que vão nos
ignorar. Mas aqui era ligeiramente diferente, porque este era um serviço
que funcionava para todos no passado e que eles OPTARAM por passar a um
que descrimina utilizadores.

Fiz uso deste argumento e não só. Depois de um péssimo atendimento, em
que fui redireccionado, falei com várias pessoas diferentes, todas com
conhecimentos mínimos, e ainda tive que me repetir várias vezes, lá
consegui uma pequena vitória. Tinham marcado o meu caso e iam verificar
a possibilidade da dificuldade ser ultrapassada, com promessa de futuro
contacto.

Ligaram-me passados alguns dias, a dizer que estavam a ver a situação.
Voltaram a ligar duas semana depois, para dizer que não se haviam
esquecido. Hoje ligam-me a dizer simplesmente que não é possível.

Pessoalmente esta era única funcionalidade que me mantinha preso à
Vodafone. A funcionalidade, a bem dizer não desapareceu, apenas
necessita de IE para ser configurada. Mas penso agora seriamente em
mudar de rede.

Acho simplesmente ridículo que uma empresa multinacional tome a opção de
mudar um sistema para pior. Como é que a direcção técnica da Vodafone
achou por bem que isto era um passo em frente no futuro da empresa é
algo que me escapa por completo. Pior ainda, é que a Vodafone Espanha
aparenta ser o oposto da portuguesa, ao fazer aplicações GPL para o
Linux se conectar em 3G [1].

Assim, achei por bem partilhar esta história, para fazer com ela o que
bem entenderem. Podem ler e apagar, reenviar ou ainda queixarem-se
também à Vodafone. Se forem muitos a queixarem-se não tenho dúvida que
eles arranjem uma solução a sério. Pode até ser um pequeno problema, que
é facilmente contornável, mas estou farto destas atitudes por parte de
empresas.

[1] https://forge.betavine.net/projects/vodafonemobilec/

flip
--