[Ubuntu-PT 5759] Re: configuração de firewall

Alexandre Jesus alexandremrj gmail.com
Terça-Feira, 9 de Dezembro de 2008 - 14:39:41 GMT

2008/12/9 Navalho <navalhoj  gmail.com>:
> Bom dia,
> Caros amigos, algum tempo que venho a tentar instalar um sistema LINUX
> que me seja fácil de utilizar e intuitivo, não sou informático e gostava
> muito de me afastar dos monopólios pois essa é a minha filosofia de
> vida, mas depois de instalar o UBUNTU 8.10 não consigo configurar a
> mesma ou seja vou a ADMINISTRAÇÂO...SISTEMA...naõ encontro o FIRESTARTER
> para poder proceder á configuração. Será que vem configurada por defeito
> no sistema ou instalada?
> A utilização que faço do PC é só para acader á rede e descarregar mails,
> [...]
Boa tarde,

a firewall que vem com o ubuntu chama-se ufw e é uma firewall simples
de utilizar mas só com linha de comandos que edita as tabelas ip.
Pode-se instalar o pacote gufw que dá um editor gráfico a esta
firewall bastando para isso ligar os repositorios universo e procurar
no synaptic por gufw ou no terminal: sudo apt-get install gufw

Espero que ajude

Cumprimentos

Alexandre