[Ubuntu-PT 2755] Re: Permissões

( ``-_-´´ ) -- Fernando ubuntu bugabundo.net
Domingo, 30 de Setembro de 2007 - 23:50:45 BST

On Thursday 27 September 2007 16:10:17 daniel wrote:
> Boa tarde a todos.
>
> Uma pequena dúvida de quem pouco percebe de Linux. O meu ubuntu detecta-me
> os discos que tenho no pc e deixa-me "navegar" entre eles. Eles contonram.se
> "montados" no ambiente de trabalho, não precisei de fazer nada, pois a
> versão feisty fez tudo automaticamente. O problema está no facto de não ter
> permissões de escrita, pois o dono deles é o user root.
> Já tentei fazer um chmod 777 às pastas montadas, mas o Linux não deixa, diz
> que só tenho permissões de leitura aos discos.
>

> Como é que resolvo isso?

Tens varias soluçoes ao teu alcance.
A mais facil ( e tb algo perigosa) é abrir o nautilus (explorador do gnome) como root.
Numa consola escreve:
#sudo Nautilus /media

Ou entao alt+F2 e escreves: gksudo Nautilus /media

Para alem destas, tens a tecnicas mais trabalhosas na linha de comando:

#sudo umount /media/NOMEDODISCO
#sudo mkdir /media/disco1
#sudo mount /dev/sdXY /media/disco1 -o uid=1000 			// em q X e' a letra do disco e Y a partiçao q keres

se isto resultar e tiveres acesso ao disco sem probs, ent e' so acrescentares isso ao fstab de forma a ficar permanente:
#sudo gedit /etc/fstab
e acrescentar:
/dev/sdaXY /media/disco1           auto    uid=1000         0       2

Boa sorte

--
BUGabundo  :o)
(``-_-´´)	http://Ubuntu.BUGabundo.net