[Ubuntu-PT 2592] Re: Grub apos actualização do ubuntu

Bruno Santos bsantos gmail.com
Quinta-Feira, 13 de Setembro de 2007 - 23:15:57 BST

Resta esclarecer que o kernel é o software que faz funcionar o
computador. Gere os periféricos, o CPU a memória, etc, interliga-os e
fornece funcionalidades às outras aplicações.

Podes remover essa linha se quiseres, dado que o novo kernel está a
funcionar.

O kernel tem um sistema de versões com números tipo 2.6.20, no Ubuntu
pelo menos vais ter pelo menos também um número adicional, 2.6.20-16 no
Feisty, 2.6.22-11 no Gutsy (versão de desenvolvimento a sair em
Outubro).

Além disso existem vários sabores da mesma versão para sistemas
diferentes, o normal é usares o 'generic'.

Se abrires um terminal (Aplicações>Acessórios>Terminal) e escreveres
uname -r <Enter>, vais obter a versão do kernel que estás a usar.

Se listares os conteúdos do directório /lib/modules

$ ls /lib/modules

Tens uma lista dos módulos instalados.

Para retirar o kernel velho, basta veres qual é a versão mais recente,
arrancar essa versão e depois remover as outras.

Para isso removes o pacote linux-image-versão, ou seja:

$ sudo aptitude remove linux-image-2.6.20-15

Cheers.