[Ubuntu-PT 2859] Re: Algumas dúvidas

Jose Rocha jocaferro tux-linux.net
Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2007 - 17:14:59 BST

Era óptimo que de 32 para 64 duplicasse o processamento...  ;-))

Mas basta pensar um pouco e atentar que um sistema usa "palavras" de
32 bit enquanto o outro usa "palavras" de 64 bit. Se as aplicações
foram estudadas para "palavras" 32 bit até pode haver perda de
performance.
Mas, quando uma aplicação é construída de raiz para 64 bit e estamos a
falar de "mastigar" montanhas de números tais como aplicações
matemáticas ou gráficas, podemos pensar em processar MAIS informação
no mesmo período de tempo.

A título de curiosidade, posso afirmar que POV-ray 32 bit Linux, num
servidor dual-core 64 bit em cluster Mosix Beowulf com 3 máquinas
Pentium III 550 apresenta uma grande diferença quando comparamos Linux
32 bit vs 64 bit mas apenas no caso de GRANDES renderings gráficos.
Talvez um dia destes faça uma nova experiência no "Lab" caseiro.
Depois aviso e explico.

E, claro que estou a falar de Linux/Unix porque do outro lado, também
dou assistência a clientes com Windows Server 2000 e 2003 (gggrrrhhh,
mas tenho que olhar pela minha subsistência e da minha prole - mulher
e 3 filhotes...), não vejo grandes esforços, leia-se diferenças.

Quando sair alguma versão POV-ray para Linux 64 bit, podemos fazer uns benchs.

@braço.