[Ubuntu-PT 2826] Re: Projecto Ubunta

Miguel Matos miguelcm sapo.pt
Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2007 - 14:47:33 BST

Quanto aos comentários:

"1º: indicar o mirror da FEUP é má ideia. Deves sempre apontar para o site oficial de download, para q se possa dividir a carga, ou permitir escolher um mais perto. Quando mt, recomendavas o mirror PT ofivial em Coimbra."

É porque por vezes muito pessoal vai tirar ao oficial e acaba por não tirar a versão que se deseja.

"2º: scripts q mudam a instalação a utilizadores noobies, é mt má ideia.
Qd estes kiserem suporte por parte de outras pessoas, ou no Launchpad,
a sua configuração não vai ser a esperada."

Claro que tenho isso em conta, e até agora a única coisa que ele muda é os repositórios pelo que está no guia ubuntu pt. E mesmo que muda-se alguma coisa no final de contas vai dar ao mesmo, visto que isto está  a seguir os guias tal e qual lá estão, os novatos costumam ler os guias e fazer o que está lá e nem sabem ao certo o que andam a fazer, simplesmente fazem na esperança de resolver o problema. Foi nessa linha de ideias que tive a ideia de criar estes scripts, pois fazer o que está num guia e um script é rigorosamente a mesma coisa, mais rápido e atractivo para quem não gosta de andar a copiar comandos.

Eu tenho o cuidado de sempre que altero testá-lo numa distribuição acaba de instalar, por isso estão a ver a paciência que tenho à espera da maquina virtual. Eu testei vezes sem conta a ver se nada podia causar problemas, por isso a versão é logo a (1.0).
Só colocarei lá versões bem testadas, para não causar problemas visto que isto é uma coisa para novatos, o problema é que chegou tarde, mas com a minha falta de tempo e dos meus amigos não posso fazer muito mais.

"3º: Nao existe Automatix2 para gutsy. estar a recomenda-lo a 1 dia do lançamento do gusty, n faz sentido."
O que vejo nesse comentário é que nem viste o que andava por lá nem leste o código porque se tivesses testado no 7.10, apanhavas com uma mensagem a dizer que não era para essa versão, a versão (1.0) é para o Feisty e só roda nele, estou a trabalhar para o Gusty mas ainda não está nada na pagina.

"4º: Anunciar um projecto como Português e usar termos abrasileirados, como "rodar" não é mt agradável."
Por acaso nem tive atenção nesse factor, epá o que interessa é que se perceba e que funcione tudo bem, é nisso que me tenho dedicado, não tenho dado importância a esses pormenores. Tenho é o cuidado de meter lá coisas em português seja de que tipo for (PT/BR), porque em inglês não interessa meter, já que muitas pessoas abrem e nem lêem.
Agora se é PT ou BR, com a nova sociedade globalizada, devido à internet, não sei se faz sentido estar com essas restrições, afinal de contas não estamos a tentar unir as pessoas? Mas pronto já corrigi, se tiver mais alguma coisa é só avisar.

"O que me parece é que este projecto é idêntico ao Automatix, ou seja, um
conjunto de scripts para instalação de alguns programas.
É louvável mas é preciso ter cuidado senão poderá apresentar os mesmos
problemas do Automatix.
Já me lembrei de uma coisa idêntica, tendo até participado num projecto de
criação de uma distro em que algumas aplicações correriam de forma automática"

Estás um pouco longe do objectivo deste projecto, repara o que ele faz é os primeiros passos depois de instalar o Ubuntu, mudar repositórios e instalar as cenas básicas para um usuário normal, como está neste guia:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Ubuntu_feisty
Este script é para rodar logo a seguir de instalar o Ubuntu.
Isto é simplesmente para não dar trabalho ao pessoal que não se interessa por computadores e não tem tempo para ler o guia, simplesmente quer é aquilo a funcionar.

"-Não fechar a caixa de comentários porque poderá existir algum visitante
mais tardio com alguma contribuição válida. "

Eu tenho a caixa de comentários aberta em desenvolvimento, acho que faz mais sentido aí, para aquilo não ser uma salada russa, pois os foruns e blogs costumam têm esses problemas...
Eu nem tive muito cuidado de criar uma pagina mais personalizada, usei um sistema de blog's para não perder muito tempo com lifting's, aproveito esse tempo para melhorar o script. Mesmo assim tentei que a pagina tivesse o máximo de lógica possível, mas vou avisar logo na primeira pagina que os comentários são para colocar no desenvolvimento ;)

Obrigado pela vossa atenção e aguardo mais dicas :)