[Ubuntu-PT 2793] Re: Permissoes

Rui Lopes ruilop gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Outubro de 2007 - 23:06:31 BST

O fabricante da minha motherboard nao tem controladores para linux.
Entretanto eu segui as instruçoes do site da wikipedia que o Jose Rocha me
deu mas nao consegui perceber a parte da configuraçao do ntfs-3g. Passo a
transcrever essa parte que nao percebi:

"Configuração do nfs-3g:

Quando tudo tiver instalado correctamente, é preciso configurar a partição
NTFS para ser montada pelo ntfs-3g. Para saber primeiro qual o nome da sua
partição NTFS, escrever na consola:

sudo fdisk -l | grep NTFS

Na primeira coluna vai aparecer qual a sua partição NTFS

Agora é preciso configurar no /etc/fstab. Vamos também fazer um backup do
ficheiro para fstab.bak.

Na consola, escrever:

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab.bak
gksu gedit /etc/fstab

Localizar a linha da sua partição NTFS. Se tiverem na lista, Alterar para
que se pareça com esta linha:

/dev/<a sua partição> /media/<local de montagem> *ntfs-3g*
silent,umask=0,locale=utf8 0 0

Resumidamente o objectivo é passar onde diz *ntfs* para *ntfs-3g* e alterar
a *umask*

Se não tiverem na lista, primeiro cria uma pasta para montar a partição:

sudo mkdir /media/<o nome que queres>

e adicionar a linha no final do /etc/fstab como a mostrada em cima."

A linha da minha partiçao ntfs em /etc/fstab é a seguinte:

"/dev/hda1       /media/hda1     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46
0       1"

Ora, o que é que eu devo alterar nesta linha para configurar a partição NTFS
para ser montada pelo ntfs-3g?