[Ubuntu-PT 3081] Re: Comprei um portatil com o vista....

Manuel Portugal Pires portugal.pires GMAIL.com
Quinta-Feira, 15 de Novembro de 2007 - 17:47:33 GMT

Eu tenho um computador portátil com o UBUNTU 7.04 (aconselho, por agora, a
versão 7.04 em vez da 7.10) instalado num disco externo.
Se assim fizer, escusa de remover o Vista. Nem todos os discos externos
podem arrancar. Eu tenho um de 2,5" da 120 gigas da marca iomega que arranca
muito bem no meu portátil Acer 1652LMi. Para arrancar tenho que ir sempre à
bios, mas já o comprei há mais de 18 meses. Sei que os novos portáteis,
podem arrancar configurando a «bios» apenas uma vez, para sempre.
Se ligar o disco externo, arrancam por ele, se estiver com essa prioridade.
Caso não esteja ligado o computador arranca pelo disco interno.
Também tenho no disco interno várias versões de Windows instaladas e outra
versão de UBUNTU.

Aconselho a fazer uma cópia do *Master Boot Record* (*MBR*) do seu
computador com o programa SavePart, que é gratuito e que trabalha em DOS (do
Win98), para recuperar o arranque, caso faça alguma asneira.
Eu fiz isso quando o meu computador arrancava no modo Windows, e voltei a
fazer o mesmo quando passou a arrancar em modo UBUNTU.
Quando quiser posso restabelecer o modo de arranque que me apetecer.
Também posso arrancar com o Windows e no «boot.ini» escolher o UBUNTU
interno.
Com o BOOT/Grub do UBUNTU (que do disco interno, quer do externo) também
posso escolher o Windows.
Se você vivesse em Ermesinde podia-o ajudar nesse trabalho, que é muito
fácil (embora moroso), mas que pode ser fatal para quem estiver desatento ou
não tenha prática.

Aconselho-o a não limpar o Vista. Embora seja difícil instalar o Windows XP
onde já esteja o VISTA, penso que também é possível e ficarem tudo a
funcionar independentemente, assim como, instalar o UBUNTU onde esteja o
Windows XP ou/e o VISTA, e vice-versa, desde que se faça uma cópia do *Master
Boot Record* (*MBR*), antecipadamente de cada sistema de arranque, quer seja
linux, quer jeja Windows.

O *Master Boot Record* (*MBR*) são os primeiros 512 bytes de cada disco,
onde tem o BOOT e (o índice ou ) a TABELA das partições.

http://en.wikipedia.org/wiki/Master_boot_record

Também uso o FireFox (Mozilla) tanto em ambiente Windows como UBUNTU.
Em ambiente Windows tanto funciona instalado, como a versão portátil (numa
pen-drive) que pode correr em qualquer computador com XP ou Vista. Posso
mudar a língua do Firefox com a ajuda de extensões correspondentes que posso
copiar daqui:

http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/2.0.0.9/win32/xpi/

O mesmo posso fazer com o Thunderbird
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/thunderbird/releases/2.0.0.6/win32/xpi/
que serve para gerir várias caixas de correio com POP gratuito como o GMail,
PortugalMail etc. (não o hotmail).
Aqui:
https://addons.mozilla.org/es-ES/firefox/addon/1333
tem o comando para alternar as várias linguas que escolher no seus Mozillas:
(FireFox ou/e ThunderBird)