Novas dúvidas--desde já grato pelas respostas

Antonio Amaro ajsamaro sapo.pt
Quinta-Feira, 29 de Março de 2007 - 22:43:57 BST

Mariana Curado Malta wrote:

> Deverá formatar com três particões:
> Primeira e boot - NTFS
> Segunda - EXT3
> Terceira - SWAP

Olá!
Eu recomendo mesmo 4 partições:
Primeira com flag primaria para boot do Windows : NTFS (que pode ser
criada pela própria instalação Windows, ou redimencionada com riscos
durante a instalação linux)
Depois com LVM no espaço que sobrou para Ubuntu e durante a instalação
com o CDLive desktop ou outro de distro linux: 3 partições lógicas:
                                                 1- / (raíz) para
instalação do sistema (3 a 10G são mais que suf, mas depende da
quantidade de fich temp a gerir pelo linux.) Montar /tmp na partição 3
com /home é uma alternativa que poupa espaço ao sistema em /)
                                                 2- swap (2* mem ram)
                                                 3- /home para pastas
pessoais (todo o resto)

Assim quando de actualizações do Ubuntu ou outra distro para versões
futuras só terá que formatar a partição / sem que haja qualquer confusão
com pastas pessoais
Não é tão flexivel como por tudo na mesma partição, mas é sem duvida
mais seguro.
A swap entre as partições criadas pode mais tarde ser muito útil se em
caso extremo for necessário redimensionar partições.

Recomendo também montar a partição windows, durante a instalação linux
em /home/Windows, assim é fácil chegar via linux a documentos e qualquer
material nas pastas da parição windows! :-)

Abraço!