[Ubuntu-PT 2290] Re: Drivers ATI - a salganhada total

M. Vale maurovale gmail.com
Quarta-Feira, 27 de Junho de 2007 - 10:39:05 BST

modo save ?? nao quererás dizer em "single mode" ;)

Em regra Geral as placas Nvidia são melhor suportados e os seus drivers
estão a anos luz dos da ATI com os seus fglrxf.

A principal razão de se ter os drivers propriétarios da ATI instalados e
eles não arrancarem deve-se principalmente a 2 causas

1 - O pacote com linux-restricted-modules não estar instalado ou o que está
instalado não corresponde à nossa versão do Kernel, em todos os casos
executar o comando "uname -a" e a seguir instalar o pacote correspondente ao
Kernel instalado.

2 - O outro erro este um bocado mais dificil de detectar por pessoal com
menos experiência no mondo *nix deve-se a que os drivers propriétários da
ATI não funcionam com a opção composite, (Culpa da M*rda dos drivers da ATI,
a ver se a AMD resolve isto), então no ficheiro /etc/X11/xorg.conf, deve-se
editar/adicionar a seguinte linha :

Section "Extensions"
        Option      "Composite" "disable"
EndSection

Depois para estar no lado da "força" :) fazer um reboot à máquina e voila em
principio os Drivers Proprietários da ATI são carregados, pode-se verificar
correndo o comando "desmg | grep ATI" e ver se alguma das linhas diz "KERNEL
TAINTED" eheheh :)

Espero que ajude.