[Ubuntu-PT 3341] programa ocr

Pedro Lopes de Almeida pedrolopesalmeida gmail.com
Domingo, 30 de Dezembro de 2007 - 04:12:59 GMT

Olá a todos,

venho perguntar se alguém usa qualquer tipo de leitor óptico para
reconhecimento de caracteres (OCR) que funcione devidamente em ubuntu
7.10.

Eu tenho o XSane, mas não consigo através daí. Instalei o Kooka, mas
mesmo depois de ter fornecido o binary code (GOCR), ele fica eternamente
a fazer a leitura e não chega nunca a nada, mesmo tendo eu convertido a
imagem em tiff e greyscale...

Alguém me pode ajudar? Já agora aproveito para lançar uma 2.ª pergunta:
existe algum programa de reconhecimento de voz e tradução para texto
escrito que seja software livre?

Cordiais cumprimentos e votos de boas entradas em 2008,

Pedro almeida