[Ubuntu-PT 3225] Re: Instalar software

Marco da Silva marcodasilva gmail.com
Domingo, 9 de Dezembro de 2007 - 15:42:07 GMT

Boa tarde Pedro,
Para correr software Windows em Linux deve usar uma aplicação chamada WINE.

Antes de continuar, só quero avisar, que nem todo o Software para
Windows funciona correctamente em Linux usando o Wine.
com isto dito vou continuar.

Primeiro é necessário instalar o pacote Wine que pode ser feito pelo
Adicionar/Remover Programas (Menu Aplicações), pelo gestor de pacotes
Synaptic ( Menu Sistema - Administração ) ou consola com o comando /sudo
apt-get install wine
/
Com o Wine instalado, agora já podemos instalar/correr aplicações windows.

Abra o Nautilus ( o Explorador de Ficheiros ) e clique com o botão
direito no .exe que pretende correr e escolha para abrir com o Wine.
Via consola isto pode ser feito da seguinte forma :

cd pasta/onde/esta/o_executavel
wine ficheiro.exe

Se não houver problemas ele irá instalar. Depois pode correr a aplicação
pelo menu Aplicações -> Wine -> Programas.

Algumas informações sobre o Wine:
 - o c: usado pelo wine é na realidade a pasta
/home/seu_utilizador/.wine/drive_c/
 - para configurar o wine, corra o comando winecfg na consola

Espero ter ajudado

Marco da Silva

PS : http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Wine

--