firewall no ubuntu

João Pinto lamego.pinto gmail.com
Quarta-Feira, 4 de Abril de 2007 - 10:54:36 BST

Quanto tens 2 ou 3 pcs la é em casa a mexer no mesmo PC e lhes aparece uma
mensagem a perguntar se o programa pode aceder, elas simplesmente vão
responder que sim a tudo.
A firewall só é necessária quando bem utilizada/configurada e não é
suficiente, sim a educação dos utilizadores ainda é mais eficiente e mais
importante do que a firewall.
A falsa sensação de segurança e invulnerabilidade pela utilização de uma
firewall torna a insconsciência técnica dos utilizadores ainda mais
perigosa. (Eu não tenho problemas, posso visitar qualquer página e correr
qualquer programa porque não tenho firewall).
A firewall não protege contra os problemas de segurança que actualmente
aprensetam um maior risco, como seja falhas de segurança no browser (que
podem permitir a transmissão de informação local usando HTTP, ou seja, sem
avisos da firewall) , phishing, trojans, etc.
Sim, um bom trojan pode enviar emails através do teu cliente preferido de
email sem que isso cause um alerta na firewall.

Por favor não mistures firewall com antivirus/antispyware e actualizações de
segurança, são necessidades com riscos completamente distintos.

Eu, mesmo em windows XP, tendo apenas um bom antivirus/spyware e
actualizações em dia, nunca tive necessidade de firewall, o computador é
utilizado por mim e por um "utilizador" mortal, e nunca tive necessidade de
reinstalar o mesmo

Alias, ainda que um pouco "off-topic" o Windows XP+SP2 é bastante estável,
as necessidades de reinstalação mais frequentes por quem não conhece bem os
sistemas e funcionalidades como o "System Restore".

Cada um com a sua opinião :)