make e make install não funcionam

Bruno Santos bsantos gmail.com
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2006 - 15:54:17 GMT

> Estou fazendo algo errado?

Sim, a instalar programas à mão sem perceber o que estás a fazer. :P Eu
também já fiz isso, mas para ai em 98, 99. Não me lembro da última vez
que precisei efectivamente de algum software que não existissem pacotes
oficiais ou feitos por alguém.

> $ ./configure
> # make
> # make install

O configure sucede? Não dá erro de falta de libs?

> Mas quando chega na parte do "make" ele acusa que não tem arquivos para
> "make" e dando um make install ele acusa que não existe nenhum arquivo
> para ser instalado.

Só existe Makefile se o configure correr bem até ao fim.

> Acho que só com um programa que eu instalei não deu isso.. O resto foi
> tudo..
>
> Será que é porque eu não estou usando a linha de comando para
> descomprimir os arquivos? Eu clico com o botão direito e clico em
> Extrair Aqui...

Porquê? Porque é que insistem em instalar software à mão? Não há pacotes
para esses programas todos?

Usa o checkinstall:

CheckInstall keeps track of all the files created or modified by your
installation script ("make install" "make install_modules", "setup",
etc), builds a
 standard binary package and installs it in your system giving you the
ability to uninstall it with your distribution's standard package
management utilities.

$ sudo aptitude install checkinstall
$ ./configure
$ make