problemas com impressora HP

Felipe Figueiredo philsf ufrj.br
Sexta-Feira, 30 de Junho de 2006 - 05:55:44 BST

Caros,

peço desculpas pelo OT, mas estou com uma séria dificuldade para configurar
minha impressora HP OfficeJet 4255.

O que acontece é que ao imprimir, a impressora não usa o cartucho preto. Por
acaso o cartucho colorido já acabou, então a única coisa que sai é amarelo, e
mesmo assim quase nada. O cartucho preto é 0 KM (original), e foi alinhado
pela própria impressora. Esse mesmo problema acontecia antes comigo, com o
Debian sarge, e mais recentemente com o Debian etch, e experimentei essa
semana num
Kubuntu recém instalado (última versão, e atualizado), com o mesmo resultado.

Nesse kubuntu, tentei tanto com os pacotes de drivers que vieram no sistema,
quanto com a última versão disponível no site do hplip, que eu compilei
seguindo minuciosamente as instruções lá disponíveis (o que incluía remover
completamente o hplip anterior). A impressora é reconehcida corretamente pelo
sistema, e o backend hp:// é criado para o cups pelo hplip. Os programas de
perfumaria da hp parecem funcionar corretamente, mostrando quantidade de
tinta, gerenciando a fila de impressões, etc. Só não sai tinta preta,
mesmo! Smile

A impressora funciona perfeitamente no windows, com os drivers do CD original.
Nesse CD não encontrei um arquivo PPD que pudesse usar no CUPS (um amigo que
tem uma Epson disse que no CD dele tem um PPD).

No linuxprinting esse modelo (na verdade o modelo 4200, que é o equivalente
disponível) consta como funcionando "mostly", o que no meu entender deveria
significar que eu poderia imprimir textos e coisas simples (eu não preciso de
qualidade fotográfica). Lá mesmo tem um comentário de um usuário que tem esse
exato modelo, e ele afirmou ser conseguir usá-la (no Mandriva).

Enfim, não sei mais onde procurar e gostaria muito de poder usar essa
impressora, e se alguém tiver alguma idéia, estou aberto a sugestões.

abraços
FF