Re: Cade a partiçao Windows?

Heitor Moraes heitor.moraes gmail.com
Sexta-Feira, 16 de Setembro de 2005 - 07:54:58 CDT

Cuidado, você está enviando o email para mim, e não para a lista.
Pela sua saída do fdisk, a partição do windows é mesmo o hda1.

O seu disco está esquisito. Você tem 3 partições primárias.

hda1 -> Onde está o Windows (Provavelmente o "C");
hda2 -> Que é uma PARTIÇÃO EXTENDIDA;
hda3 -> Onde está o Linux;

Dentro da PARTIÇÃO EXTENDIDA - HDA2 existem duas unidades lógicas:

hda5 -> Outra partição do Windows (Provavelmente o "D");
hda6 -> Área de Troca do Linux (Partição SWAP).

Acreditando que você quer montar o "C", vou escrever um passo-a-passo
que deve funcionar. Ele consiste em virar ROOT, depois criar um
diretório e por último montar o windows dentro dele.

Abra um terminal (pode ser dentro do GNOME mesmo) e digite:

$ sudo su

Entre sua senha e você vai virar ROOT (seu usuário deve ser o da
instalação). Agora:

# mkdir /c
# mount /dev/hda /c

Isso deve funcionar. Para testar digite:

$ ls /c

Ele deve listar o conteúdo da pasta do Windows.

Se seu Windows for o XP monte com:

# mount /dev/hda /c -o utf8

Se o Linux não conseguir detectar que a partição é VFAT, então monte com:

# mount /dev/hda /c -t vfat -o utf8

Se isso funcionar nos dê um feedback e eu digo o que adicionar ao /etc/fstab.