Trocando de HD e mantendo o sistema

Daniel Mazzer mazzer biquad.com.br
Quarta-Feira, 13 de Julho de 2005 - 17:18:32 CDT

Ola Rodrigo

Tem como vc copiar os dados de um HD para o outro sem problemas. Vai parecer
complicado, mas é bem simples e saber fazer isso sempre quebra um galho!!!

Aconselho vc usar o rsync para fazer a cópia. Essa cópia que vou descrever,
não precisa que os hds sejam identicos. Esse ultimo caso é quando se usa o
dd para fazer a cópia.

Tente fazer o seguinte: instale o seu novo HD e formate ele usando o sistema
de arquivos de sua preferencia.
Depois disso, monte a partição de sistema (no exemplo abaixo eu montei em
/mnt/hd-novo)
Faça a cópia com o rsync (--exclude informa para não copiar o diretorio
correspondente):

rsync -av --exclude /sys --exclude /proc --exclude /mnt --exclude /home /
/mnt/hd-novo

O seu diretório home vc pode copiar depois, usando o rsync também.

após fazer isso, de os comandos
chroot /mnt/hd-novo
mkdir /proc
mount -t proc proc proc

Isso vai permitir que vc faça alterações no seu linux do hd novo. É como se
vc estivesse usando ele, mas não está. Por exemplo, se vc digitar cd /etc vc
vai acessar a pasta /etc do seu linux novo e não o do seu linux antigo.
Com isso, vc pode instalar o lilo (ou o grub) e modificar o fstab informando
os novos caminhos das pastas de sistema, home, swap, etc.
Para criar a partição de swap use o mkswap
Para sair do chmod é só dar exit ou apertar ctrl+d

Depois disso, se tudo der certo :), coloque o seu hd novo pra bootar na
bios. Ah, no fdisk, marque a partição como bootavel também.

Bom, se eu não esqueci de nada, é isso.

Qualquer coisa que der errada, posta denovo.

De uma olhada:
man rsync
man chroot

Espero ter ajudado.