Ubuntu no Brasil III

Hernandez Piras hernandezpiras yahoo.fr
Quarta-Feira, 2 de Fevereiro de 2005 - 12:46:16 CST


Olá a todos,
 
Bem, já estamos caminhando sobre este tema e trocando idéias interessantes.
 
Em relação ao que foi dito sobre nossa relação e os demais colegas de Língua Portuguesa:
1. Penso que excluir pura e simplesmente os colegas de Portugal e África seria de fato muito pior de que indelicadeza, seria uma tolice. Afinal, todos temos uma missão primordial: traduzir o que pudermos da documentação Ubuntu para o idioma português.
2. Ocorre, porém, que o Português falado cá e lá tem tantas particularidades que seria quase impossível montar uma distro ou mesmo uma documentação decente alternando o Português Europeu, Americano (Brasileiro) e Africano.
3. Assim, eu penso que uma forma muito interessante de cooperação, caso montássemos um comunidade própria, seria delimitarmos áreas prioritárias para tradução de tal modo que nunca traduziríamos o mesmo texto duas vezes do Inglês para o nosso idioma. Divididas as tarefas, bastaria a nós adaptarmos o texto em Português "da Metrópole" para o Português Brasileiro e vice-versa. Assim, ganharíamos muito tempo sem renunciarmos às particularidades de cada país, que são muitas. Enfim, entre a união e a separação, poderíamos escolher o meio-termo da cooperação.
4. Concordo plenamente com nosso colega a respeito da prioridade de montarmos o nosso próprio portal. Na verdade, creio que seria o primeiro passo importante e - como doi dito - isto não seria uma tarefa de ninguém senão de nós mesmos. Até o mesmo o espaço, de preferência gratuito, teríamos que "cavar" por iniciativa própria. Não creio que nem a "Ubuntu-mãe" nem a Canonical sejam tão paternalistas a ponto de cuidarem disso para nós. 
5. O material do site, pelo menos nos primeiros tempos, seria sobretudo tradução, é claro. Sem drama neste campo. Poderíamos, inclusive, importar também o padrão visual do "site" original, muito embora eu defenda que a Comunidade Ubuntu-BR deveria ter certas singularidades em termos de apresentação visual.  
6. A Comunidade Ubuntu espanhola, por exemplo, está escolhendo mediante concurso um logotipo próprio. Acho isto um excesso: da minha parte, eu manteria ao menos o logotipo inteiro (inclusive com os caracteres originais da palavra "Ubuntu") e só adaptaria as cores oficiais. Acho que esta combinação marrom-vermelho-amarelo tão "excêntrica" que poderia espantar muito gente a princípio. Mas isto é para depois, muito depois. 
7. Não creio que encontrar um espaço "freeware", especialmente para uma comunidade como esta que temos em vista, seria tão difícil. Se não for completamente gratuito, será ao menos "em conta".
8. O que mais me preocupa seria, por exemplo, a necessidade de um servidor para "downloads", etc. Mas para falar deste assunto, prefiro abrir a  palavra para os especialistas.
 
É isto!
 
Um abraço a todos,
 
Hernandez
 
 
 


Hernandez Piras

		
---------------------------------
 Découvrez le nouveau Yahoo! Mail : 250 Mo d'espace de stockage pour vos mails !
Créez votre Yahoo! Mail
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-pt/attachments/20050202/dec8ec3c/attachment.html


More information about the ubuntu-pt mailing list