Ubuntu: dúvida acerca do gcc

Susana susana.lists gmail.com
Domingo, 7 de Agosto de 2005 - 07:15:15 CDT

Boas!

Paulo:
quanto ao winmodem: uma pesquisa rapida no google deu isto:
http://pctelcompdb.sourceforge.net/search.php veja se o ajuda. Eu nunca
configurei nenhum por isso não sei se o poderei ajudar nisso.

quanto ao sapo:
disse que o fabricante do modem era o próprio sapo?? Isso é demasiado
estranho. Execute o seguinte comando:

 $less /proc/bus/usb/devices,

caso o seu modem seja bem reconhecido deverá aparecer informação sobre
ele nessa lista. Com essa informação tente procurar um tutorial para o
seu modem. Se não encontrar nenhum especifico para ubuntu terá que
adaptar um mais genérico.

Coisas importantes a ter em conta: está a usar uma versão do kernel
igual (ou pelo menos superior) á da pessoa que fez o tutorial (atenção
às diferenças entre 2.4.x e 2.6.x, por exemplo a maneira de carregar
firmware pode mudar)? Possui todos os modulos, pacotes, firmware
necessarios? (veja o manual dos seguintes comandos: lsmod, insmod, dpkg
-s) O tutorial tb serve para PPPoE ou só PPPoA ? (se nao disser
explicitamente existe uma maneira simples de ver isto que não requer
conhecimentos de linux nenhuns. Num dos scripts de configuração é
necessário colocar o vpi e vci, normalmente o autor deixa ficar por
omissão os do seu pais de origem, procure uma tabela de vpis vcis e veja
qual o tipo usado pelos isps do pais do autor)

Se o modem não é reconhecido então tem que, antes de mais nada, saber
bem qual é o modem que está a usar (nem que seja para depois chegar á
conclusão que não há driver para ele).

Mais uma pequena nota: As palavras do heitor podem ter sido duras, mas
ele tem razão. A culpa dos seus modems não funcionarem à primeira não é
do ubuntu (o ubuntu até foi dos poucos onde nunca tive problemas nenhuns
a configurar a minha ligação). Conseguir configura-los pode-se tornar
dificil o importante para ter sucesso é não desistir à primeira ou então
comprar um modem novo como já lhe sugeriram.