[Ubuntu-l10n-ptbr] Fim do prazo para o Ubuntu 12.04.1

Neliton Pereira Jr. nelitonpjr em gmail.com
Quinta Agosto 9 14:30:06 UTC 2012

Olá pessoal!

Hoje encerrou o prazo para as traduções que vão entrar na versão
12.04.1, com lançamento previsto para dia 26 próximo. Por causa deste
prazo, eu foquei meu trabalho dos últimos dias no pacote ubuntu-docs (a
"Ajuda" do Ubuntu), que estava, digamos, bastante fora do padrão de
qualidade que temos em nossas traduções no restante do sistema. Acho que
isto aconteceu porque nós, usuários atípicos, não utilizamos muito a
ajuda. Entretanto, ela é a documentação que faz parte do próprio sistema
operacional, talvez por isso a mais importante de todas, e não merecia
ficar como estava.

Por falta de tempo ainda não pude testar o pacote alterado, mas na
medida do possível, acho que consegui o que queria:

  * consertar todas as tags XML quebradas, que faziam com que strings
    que constavam como traduzidas no Launchpad aparecessem em inglês na
    Ajuda;
  * padronizar o tempo verbal dos títulos (o texto estava, digamos,
    esquizofrênico, utilizando ora o infinitivo, ora o imperativo em tom
    de sugestão);
  * padronizar o uso de determinados termos;
  * consertar erros de todo gênero (um zilhão deles... de digitação, de
    português e de tradução);
  * deixar o texto o mais claro possível (às vezes as traduções estavam
    corretas mas tinham redação confusa).

Enfim, acho que a Ajuda deixou de ser uma colcha de retalhos de
traduções para ser um texto uniforme, mais coerente e claro (e portanto
mais útil).

Como diz o japonês, Kaizen!

Grade abraço a todos!

Neliton