[Ubuntu-l10n-ptbr] Algumas dúvidas sobre a tradução

André Gondim andregondim em ubuntu.com
Domingo Fevereiro 14 19:14:30 GMT 2010

Olá Lucas,

Bem pertinente suas dúvidas, então vamos lá.

Olá pessoal,

> 1a Pergunta:
> ---------------------------------------
>

> O pacote "desktop-kdebase-runtime" está com poucas contribuições e
> muitas strings faltando. É Upstream? Devo traduzir? Esse pacote será
> incluído no Kubuntu?

Eu também tenho dúvida ao olhar o nome dos pacotes, então apesar de um pouco
trabalhoso quando se tratar de pacotes que podem ser do KDE Upstream, é
aconselhável procurar aqui:
http://l10n.kde.org/stats/gui/trunk-kde4/team/pt_BR/

> 2a Pergunta:
> ---------------------------------------
>
> Por falar em nisso, como eu faço para saber se um pacote é ou não
> Upstream. Creio que isso já deve ter sido muito discutido aqui no
> passado, mas como a lista não tem nenhuma ferramenta de busca (Se tem,
> por favor, me digam como usar), gostaria que me respondesem

Isso é algo que EU estou devendo faz tempo, apesar de que pela resposta
anterior dá para ter uma ideia. Não não sei todos os Upstream, mas como faz
quase 4 anos que estou nisso, às vezes sei o que é ou não, e muitas vezes
tenho dúvidas.

No KDE, pode ser procurado aqui
http://l10n.kde.org/stats/gui/trunk-kde4/team/pt_BR/
No GNOME http://l10n.gnome.org/teams/pt_BR
Do XFCE e do LXDE vou ficar devendo.
Até agora o OpenOffice foi retirado do rosetta, não sei como será feito, mas
há o BrOffice para ser importado e ter em pt-br.
Além disso, o Projeto LDP-BR faz traduções de diversos manuais que vez por
outro verifico se está no rosetta e os importo.. O projeto pode ser visto
aqui: http://ldp-br.conectiva.com.br/

> 3a Pergunta
> ---------------------------------------
>
> Quanto a prioridade dos pacotes, devo necessariamente considerar o que
> está no Wiki?
>
> http://wiki.ubuntu-br.org/TimeDeTraducao/LucidPacotes

Como ainda está no segundo alfa, o David Panella, o coordenador mundial das
traduções, disse que ainda não foi disponibilizado por ordem de importância,
mas pode levar a importância o wiki, pelo menos por enquanto.

> Abraços,
>

> Lucas R. Martins
> http://lrmartins.com/blog
>
> Lembrem-se a única dúvida que devem é por que não perguntei antes, cada um
deve estar ciente de todo o processo, e caso tenham dúvida é só mandar na
lista.

Lembrem-se você faz o Ubuntu!!!

Abraços e vamos que vamos,
André Gondim