[Ubuntu-BR] Tempo de execução de programa/função

C de-Avillez hggdh2 em ubuntu.com
Sábado Maio 15 15:50:08 UTC 2021

On Sat, May 15, 2021 at 9:51 AM adautoserpa <adautoserpa em gmail.com> wrote:

> Fábio,Eu acho que o pessoal faz média do tempo de execução. Um tempo atrás eu vi um vídeo que o cara fazia assim de 10 execuções ele fazia a média, pois os valores nunca eram iguais. Segue vídeo https://youtu.be/spLIBqiv2Og talvez te ajude.Referente ao Ubuntu eu usaria a versão Server mínimo, usando o instalador legacy, que para mim melhor para customizar a instalação. Pode pesquisar por modo expert do Debian ou Ubuntu. Atenciosamente,  Adauto Serpa Enviado do meu Galaxy

Correto.

Linux (como Windows) executa vários programas "ao mesmo tempo"; se a
CPU é multi-core, vários programas são, efectivamente, executados ao
mesmo tempo. Adidionalmente, outros eventos ocorrem -- um IO é
completado, o sistema opderacional assume o controle para carregar uma
página de memória, está havendo uso na interface gráfica, o que quer
que seja --, e isto *pode* interromper o teu programa.

Normalmente, para testes, executamos o programa a ser testado *várias*
vezes, em circunstancias semelhantes (e, talvez, sob diferentes tipos
de carga), e tiramos valores estatísticos dos resultados (media,
mediana, variancia/desvio padrão, outliers, quartiles, etc, etc).

E "várias" significa mais de 100 vezes.

Durante os testes, o sistema deve estar o mais idle possível.

--
..hggdh..