[Ubuntu-BR] Montando uma partição automaticamente

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Segunda Abril 17 13:42:05 UTC 2017

Caros,
O Linux não está a montar uma partição automaticamente e isso
precisamente é aquilo que gostaria de fazer.
A primeira dica, tenho certeza, é sugerir a edição de /etc/fstab. No
entanto, ao editar este arquivo, já cheguei a comprometer a iniciação
do sistema. Sem dúvida, imperícia de minha parte.
De qualquer modo, há uma solução que sempre utilizei com êxito:
colocar em /etc/rc.local, o seguinte comando:

mount /dev/sda1 /mnt/sda1
exit 0

O problema é que, na atual versão do ubuntu, não encontrei o arquivo
/etc/rc.local.
A pergunta que faço, portanto, é a seguinte: bastaria salvar o
seguinte escript em /etc/init.d?

#mount_sda1.sh

#!/bin/bash

mount /dev/sda1 /mnt/sda1

Se bem entendi, tudo o que está em /etc/init.d é executado ao iniciar
do sistema, desde que, naturalmente, se tenha dado a permissão com
"sudo chmod +x".
Isso funcionaria? E se não funcionaria, qual seria a forma para
executar um script automaticamente?

--
Luciano de Souza