[Ubuntu-BR] fsck - Entendendo o seu funcionamento

Wagner De Queiroz wagnerdequeiroz em gmail.com
Segunda Abril 17 12:10:23 UTC 2017

Luciano,

Eu sou administrador de rede e trabalho com linux desde 2006. Minha
experiência diz que o fsck vai resolver sua questão, CONTUDO: Se existe uma
falha de hardware no superbloco e mesmo que haja algumas copias dos dados
por segurança dentro do superbloco, a recuperação ira falhar miseravelmente
e você terá muita dor de cabeça para recuperar os dados, eu já vi este caso
acontecer, não foi comigo, mas é frustrante saber que isso pode ser
facilmente evitado com uma rede de proteção chamada copia em disco
confiável. A paranoia é tão grande que hj em dia a pessoa que passou por
isso não tem dúvida, copia o disco inteiro antes de mexer e faz uma
terceira copia que seria a copia de trabalho, e caso ela falhe, faz uma
copia da segunda cópia e o processo continua. o disco suspeito fica
trancado a sete chaves até que os dados tenham sido recuperados com
sucesso.

Wagner de Queiroz
Be free with Linux