[Ubuntu-BR] Ubuntu abandona Unity e retornará ao GNOME

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Segunda Abril 10 16:32:11 UTC 2017

Não sou favorável a que se extinga a variedade, mas de fato, para a
condição em que me encontro, seria melhor que esta fosse menor.
Sou cego, utilizo leitor de telas e, para interagir com o sistema
operacional, no Gnome, foi construída camada de acessibilidade.
Ao que parece, o Unity, herdou muito do gnome, pois embora não seja
tão acessível quanto aquele, nem por isso deixa de ter alguma
acessibilidade.
De qualquer modo, é verdade que a excessiva liberdade dificulta a
padronização e, sem ela, não se pode facilmente construir boas camadas
de acessibilidade.
Temos ambientes distintos e, dentro deles, aplicativos construídos com
GTK, QT, WX, dentre outros tool kits gráficos.
Como a acessibilidade em janelas QT é ainda muito inicial, a verdade é
que, no Linux, privo-me de utilizar este ou aquele programa, em
virtude da carência de padronização.
O Linux precisa de padrão de interface? Se a acessibilidade é algo
relevante, então, provavelmente precisa, embora, somente a
padronização do ambiente não seja suficiente.
Então, respeitando o gosto pela variedade, porque é legítimo para todo
espírito livre, de fato, vejo com muito bons olhos o retorno ao Gnome.
Apenas não entendi se este retorno já se dará na versão 17.04 ou se,
contrariamente, será mudança implementada em versões futuras.

Em 07/04/2017, Jack Jr.<celular.jack em gmail.com> escreveu:
> Eu acho um erro abandonar um projeto depois de despejar milhões e
> milhões...

Luciano de Souza