[Ubuntu-BR] Ubuntu abandona Unity e retornará ao GNOME

Wagner De Queiroz wagnerdequeiroz em gmail.com
Sexta Abril 7 14:42:09 UTC 2017

Faz tempo que não aparece uma discussão tão interessante por aqui.
Henrique, discordo em partes de se concentrar em duas ou três interfaces.
Na minha concepção, eu penso que seria bom todas as principais distros
tivessem uma opção padrão e uniforme de ambiente gráfico, não que fossem a
principal. Mas permitisse o usuário leigo ter uma base de uso uniforme
entre as distros para que ele se acostume a usar e ai ele poder ter a opção
de escolher uma segunda interface gráfica. O ubuntu no passado permitia
você escolher qual interface grafica na hora do login. Isso tinha lá seus
defeitos, mas era uma ideia que para mim era genial. Voce poder escolher a
interface antes de logar. Isso poderia ser feito pelo grub, uma vez que vc
escolheu e se acostumou a ela, poderia ter uma opção fácil de remover os
pacotes das outras interfaces e ganhar espaço em disco.

Ou mesmo permitir na instalação qual interface seria padrão e descartar as
outras.

Jack, sobre a ideia de abandonar o barco de um dia para outro, entendo o
seu ponto de vista e acredito que vc esta correto, embora eu discorde com o
contexto citado. É uma decisão comercial, pois supondo que o gnome-shell
esteja amadurecido o suficiente para ser adotado por padrão, não vejo pq
continuar investindo tempo noutra interface que só o ubuntu usa. Acredito
que num futuro não muito distante, outras distros vão acabar imitando a
ideia do ubuntu. Manter uma equipe trabalhando num projeto custa dinheiro,
mesmo sendo voluntários, tudo isso tem custo, customização, tradução, bugs.

Agora, não quero bancar o advogado do diabo, mas se isso vai ocorrer mesmo
ou não, espero que seja para melhor. Gosto do xfce, mas não uso por
preguiça.

Wagner de Queiroz
Be free with Linux