[Ubuntu-BR] Montando partições automaticamente

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Segunda Novembro 28 00:19:32 UTC 2016

Caros,
Tento ajudar um amigo. Ele instalou o Ubuntu 16.10, mas não consegue
montar suas partições automaticamente. Um programa precisa acessar uma
partição e, por isso, é inviável que seja montada manualmente.
O que eu não posso fazer de modo algum? Pedir que ele edite o arquivo
fstab. Ele não tem qualquer familiaridade com arquivos de configuração
e as experiências anteriores dizem-me que quanto menos terminal,
quanto menos arquivos de configuração, tanto melhor.
Então, imaginem-no um usuário típico de Windows, que se move, que se
guia, que existe apenas por meio do mouse.
A pergunta que faço é: de forma inteiramente gráfica, como posso
orientá-lo paraque configure a partição sdb1 para ser montada
automaticamente?
Imaginei que conseguiria fazê-lo por meio do GParted, mas ou não
existe, ou não reconheci tal opção.

--
Luciano de Souza