[Ubuntu-BR] Pluma ou outro editor de texto plano

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Terça Novembro 10 16:41:11 UTC 2015

Não. Felizmente, o Ubuntu não negligenciou.

O motivo pelo qual estou com o Triskel e não com o Ubuntu padrão é
que, com uma frequência muito grande, eu obtinha erros na interface.
Não eram erros que travavam o sistema, mas incomodavam por fazer
saltar janelas impertinentes.

O Unity não é uma boa interface, mas instalando o
gnome-session-flashback, os resultados são muito bons em termos de
acessibilidade. Ocorre que o Triskel fez algumas modificações no
gnome-session-flashback, tornando-a um pouquinho mais confortável para
o leitor de telas.

Não é uma diferença muito grande pelo que, voltar para o Ubuntu, em
especial, se não obtiver os mesmos errinhos, não é algo que se possa
chamar penoso. A bem dizer, a vantagem que obtive pelo maior conforto
da interface e pela ausência dos erros, teve como preço, não utilizar
o Gedit. No Ubuntu padrão, a acessibilidade do Gedit é ótima e, por
isso, não preciso do Pluma. No Triskel, o Gedit vive em forte litígio
com o leitor de telas.

Vou voltar para o Ubuntu padrão. O Triskel 7.0, que utilizo, é baseado
em Ubuntu 14.10. Não é má ideia saltar para o 15.10.

Emacs? Oh! De fato, tenho vontade de utilizá-lo. Já ouvi falar
maravilhas. Segundo sei, não é apenas um editor de textos, mas um
ambiente. Quis utilizar Zen Coding no Linux, um gerador de rápido de
HTML e, então, descobri que o Emacs possui plugin para ele. É apenas
um exemplo.

Não avancei com o Emacs porque atrapalhei-me grandemente com a
instalação do Speakup. Havia uma porção de arquivos de configuração
para editar... Bom, vou tentar novamente, mas obrigado pelo apoio!

Luciano de Souza