[Ubuntu-BR] Montando partições automaticamente

luciano de souza luchyanus em gmail.com
Quarta Maio 27 07:23:12 UTC 2015

Caros,

Desejo montar uma partição automaticamente, mas não desejo utilizar o
fstab. Sempre que eu tentei mexer nele, fiquei com o sistema travado
na iniciação. Como sou usuário de leitor de telas, estas coisas
costumam dar mais dor de cabeça para corrigir. Então, melhor mesmo é
não mexer no fstab.

Tenho adotado o procedimento de colocar como as duas últimas linhas de
meu /etc/rc.local:

mount /dev/sda7 /mnt/sda7
exit 0

Funciona? Perfeitamente. O único problema é que gostaria que o meu
script de configuração do sistema incluísse a tal linha. Se não
houvesse o "exit 0" seria tudo muito simples, mas o fato é que assim
sendo, fico obrigado a atualizar a penúltima e não a última linha.
Deste modo, fiquei a pensar se não seria melhor incluir um script no
init.d:

A minha pergunta é precisamente esta. Tudo o que colocar em
/etc/init.d será executado durante a iniciação do sistema. Não é mesmo
isso?

Então, posso criar o script /etc/init.d/moutdevices.sh e nele colocar:

#!/bin/sh
mount /dev/sda7 /mnt/sda7

Há qualquer efeito colateral nesta operação? Seria exatamente isso?

--
Luciano de Souza