[Ubuntu-BR] Ainda problema com o 2o monitor

Andre Cavalcante andre.cavalcante.br em ieee.org
Quarta Maio 20 14:48:38 UTC 2015

Olá Hugo,

> Você configurou o monitor pela ferramenta Monitor?

Sim. Também tentei direto pelo Fn+F1 (que é a tecla de atalho para
ativar/desativar o 2º monitor)

> Já tentou desligar e
> ligar o computador apoós a configuração?

Sim. A única maneira de o 2º monitor, como disse na primeira mensagem, é
desligando o note. Mesmo o reboot não dá certo. É como se algum módulo ou
serviço quisesse subir, mas encontra algum erro no hardware e, em vez de
reiniciar o hw, simplesmente fecha. Não há detecção ou qualquer outra ação
no segundo monitor.

> Testou os monitores através da
> conta de outro usuário (com perfil de administrador) para ver se não era
> algo errado no seu próprio perfil?

Boa. Vou fazer este teste e te posto o resultado

> Se nada disso funcionar, sugiro: verificar se há algum driver de vídeo
> proprietário para ser instalado no sistema;

Sim, há. Tenho um Dell Latitude 3440, ou seja, tenho duas placas de vídeo:
uma Intel e uma NVidia, acopladas na arquitetura Optimus. Esta é uma
solução para se poupar energia quando não há necessidade de muito
processamento para o vídeo. Para o Linux funcionar com duas placas, ele faz
uso do Bunblebee. Atualmente o vídeo que está sendo usado é o Intel e o
módulo que o Linux subiu i915. Tenho também o driver open para a nvidia, o
nouveau. Mas há também a possibilidade de usar o driver proprietário da
nvidia (pacote nvidia-current). Testei com todos eles e o problema persiste.

> testar os dois cabos VGA e os
> dois monitores separadamente.

Já testei em um monitor externo Samsung e em três projetores diferentes
(dois Epson e um Panasonic). Testei com vários cabos. O fato de funcionar a
primeira vez e depois não mais, indica alguma coisa de configuração
(software), principalmente porque tenho o Windows 7 em dual boot (ele vem
de fábrica, apesar de quase não usar) e não apresenta este problema de não
detectar após a retirada.

Mais uma informação. Se dou boot no Windows, quando ele entra no Linux
sempre detecta.

Abraços

--
André Cavalcante