[Ubuntu-BR] Ideia de Unificação - Considerações do TioPeroba

Wagner De Queiroz wagnerdequeiroz em gmail.com
Segunda Março 30 12:36:34 UTC 2015

Ola a todos da lista, eu acompanho a discussão e só agora resolvi postar.
Vamos por partes.

O Mateus sugeriu a unificação da estrutura das pastas, isso já existe a
vários anos, entretanto não é uma regra imposta, Em 1998 saiu um padrão
chamado Linux Standard Base, veja:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux_Standard_Base

O problema maior do linux, todos nós sabemos é que não existe um padrão
comum a todos, seja, interface gráfica, gerenciador de pacotes, versões de
bibliotecas, estrutura de pastas e alguns comandos, sequer existe um padrão
de shell, embora o bash esteja quase imperando. Este é um problema básico
das liberdades do linux.

Eu sou usuário xiita do Ubuntu, e apesar de odiar o Unity, eu me acostumei
e uso ele em nome da uniformidade, pois eu evangelizo usuários e é chato as
vezes o usuário ver uma interface diferente que ele usa.

Este é o preço que eu pago para deixar meus novos usuários menos
assustados.

A questão é que temos que nos unir, agitar algumas árvores para ver se
algum fruto cai. Discutirmos com todos os nossos amigos linuxistas que
repliquem para outros e quem sabe, gerar pressão de uma grande massa de
usuários aos que fazem as distribuições para que exista uma padronização,
como por exemplo, ter no instalador da distro, uma opção: Instalar padrão
LSB, com isso, pelo menos, qualquer novo usuário não se assuste muito com
um linux novo, pelo menos até que ele esteja dominado e assim o usuário
possa, com mais experiência possa saborear a distro escolhida com o padrão
dela.

A briga será brava a meu ver em duas questões principais: Gerenciador de
Pacotes e Interface Gráfica padrão.

Embora na maioria, exista uma certa polarização entre KDE e Gnome, isso não
é unanime e acredito que ainda vá gerar muita guerra.

Não vou impor nada por aqui, além de uma unica coisa, que nós DEVEMOS nos
unir e AGIR AGORA, pois diz que o nosso maior concorrente vai distribuir
sua nova versão do sistema fechado gratuitamente, embora tudo continuará
sendo comprado, mas para o usuário incauto, será uma boa de uma dor de
cabeça pela frente. Esta na hora de nós nos mexermos...

--
Wagner de Queiroz
Be free with Linux