[Ubuntu-BR] Problema pitoresco de DNS. Ubuntu 14.10/64bits

Joaquim de Jesus Soares joaquim.soares em ufra.edu.br
Quarta Março 18 20:33:24 UTC 2015

Veja as primeiras linhas do arquivo
 Dynamic resolv.conf(5) file for glibc resolver(3) generated by resolvconf(8)
#     DO NOT EDIT THIS FILE BY HAND -- YOUR CHANGES WILL BE OVERWRITTEN

Você não deve mais editar este arquivo ele e regenerado automaticamente
veja o diretório /etc/resolvconf/resolv.conf.d arquivos base e head

ou coloque diretamente no arquivo /etc/network/interfaces as clausulas

dns-nameservers x.x.x.x
dns-search nomedominio

----- Mensagem original -----
De: "Wagner De Queiroz" <wagnerdequeiroz em gmail.com>
Para: ubuntu-br em lists.ubuntu.com
Enviadas: Quarta-feira, 18 de março de 2015 12:07:36
Assunto: [Ubuntu-BR] Problema pitoresco de DNS. Ubuntu 14.10/64bits

Ola a todos da lista.

Eu estou notando um problema pitoresco que esta tirando a minha
produtividade diária.

Basicamente estou tendo erros diversos de site/endereço internet
inexistente ou não encontrado, em qualquer navegador de internet ou
programa de email ou até do console com um simples ping.

Isso começa a ocorrer após um pouco mais de uma ou duas horas de uso do
computador. Só consigo resolver isso colocando manualmente os servidores de
DNS com

#echo nameserver 8.8.8.8 >>/etc/resolv.conf

Seja via ethernet ou wifi o problema é bem chato, pois vc tem que fazer
muito retry.
seja por comando dig, ping, telnet, ssh ou quem quer que seja, até as
máquinas windows não se acha pelo nome até eu colocar um endereço valido de
servidor dns manualmente no /etc/resolv.conf.

Alguém tem alguma dica de como resolvo isso? Os pacotes estão em dia com as
atualizações...

Uso o Ubuntu 14.10
$uname -a
Linux PC0011f4 3.16.0-31-generic #41-Ubuntu SMP Tue Feb 10 15:24:04 UTC
2015 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux
Ubuntu 14.10

--
Wagner de Queiroz