[Ubuntu-BR] Dúvida de principiante- Login via nautilus a servidor remoto

Anselmo Ferreira anselmo.ferreira em gmail.com
Segunda Junho 1 12:06:31 UTC 2015

Olá pessoal,

estou com uma dúvida sobre algo que eu usava muito e era ultra útil para
mim mas que infelizmente, por atualização dos terminais Linux do meu
laboratório, não está mais disponível.

Nós temos um cluster no meu laboratório onde fazemos login via SSH. No
entanto, uma máquina específica tinha a opção de listar todos os
usuários do laboratório na tela de login, e quem logava já 'estava
direto' no seu /home, com área de trabalho, papel de parede, pastas e
etc. Já dava para conectar nos outros nós do cluster direto, como se o
terminal fosse uma estação do cluster. Sem acesso SSH necessário.
Botando usuário e senha na tela de login do Linux já estava OK.

Como a máquina e o cluster estavam na mesma rede, além de me economizar
o comando da conexão, eu tinha a impressão de uma maior rapidez nos meus
experimentos e nas operações em arquivos.

Eu lembro que a máquina era um Ubuntu 10.04. Quanto eu atualizei uma
série de erros ocorreram e infelizmente perdi a tal funcionalidade.

Minha dúvida é: do que exatamente estou falando? é possível usar essa
funcionalidade em outras versões do Linux?

Abraços.

Anselmo Ferreira

PhD. Candidate - Institute of Computing
University of Campinas, Campinas, Sao Paulo, Brazil

Lattes <http://lattes.cnpq.br/8540637195455101>
LinkedIn Profile <http://br.linkedin.com/in/anselmoferreira>
Mendeley Profile <http://www.mendeley.com/profiles/anselmo-ferreira/>
Academic Website <http://www.ic.unicamp.br/%7Eanselmoferreira>