[Ubuntu-BR] Ubuntu Não Reconhece DVD Gravado Por Ele

Mario Vianna soltec em br.inter.net
Sexta Janeiro 9 11:23:57 UTC 2015

Prezados Colegas

Solicito auxílio para o seguinte:

Costumo fazer periodicamente back-up da minha pasta pessoal inteira em
um DVD. Ontem fui fazer um destes back-up's: abri o K3b, mandei
reformatar um DVD-RW que só tinha sido usado uma única vez, após a
formatação reintroduzi o DVD formatado, reiniciei o K3b, arrastei a
pasta pessoal para a área de gravação do K3b e mandei gravar, com
verificação do gravado incluída. O K3b indicou "sucesso" e ejetou o DVD.
Quando reintroduzi o DVD para conferir o que havia gravado, o Ubuntu não
reconhece o DVD, ou seja, o ícone do drive de CD não aparece no lançador
do Unity, nem ele aparece em /media. Tentei reintroduzir várias vezes,
inclusive reiniciando o micro e nada.
Tentei reformatar e regravar o DVD com o Brasero, ele reformatou e
regravou também informando "sucesso", mas o DVD reintroduzido não é
reconhecido nem a pau. O mais estranho é que quando eu peço "Informações
sobre a mídia", no K3b, os dados do DVD aparecem certinhos, inclusive
com o nome do DVD que eu forneci quando gravei.
Para fazer uma última prova, levei o DVD para um notebook com Windows
que andava encostado por aqui e Surpreza ! o Windows reconhece o DVD e
abre todos as pastas e arquivos que gravei lá.
Informações adicionais:
O Ubuntu é o 12.04 LTS atualizado sempre que o Atualizador de Programas
oferece atualizações.
O Ubuntu reconhece os CD's e DVD's que eu havia gravado anteriormente
nele, inclusive os back-up's da pasta pessoal feitos anteriormente.

O que pode estar ocorrendo ? Qual a solução ?

Agradeço antecipadamente as soluções sugeridas.

Um abraço