[Ubuntu-BR] Partição de swap num SSD?

Andre Cavalcante andre.cavalcante.br em ieee.org
Segunda Abril 27 19:11:17 UTC 2015

Hamacker,

> Olá pessoal.
>
> Tenho um note com 8GB de RAM e fiz um upgrade para disco SSD 127GB e
> transformei meu antigo HD de 500GB  num disco secundário.
>
> Vou instalar Linux nele, mas estou pensando em não colocar nenhuma partição
> de swap nele, afinal ele não irá hibernar e tem memória de sobra para os
> aplicativos, ao contrário penso até em transformar o /tmp em RAMDISK -
> depois eu pergunto como fazer isso.
>
> Mas minha duvida é justamente essa, me parece um desperdício uma partição
> de SWAP para este caso. Experimentalmente testei no ano passado um micro
> [...]

Sim, é possível o Linux rodar sem swap, apesar de algumas consequências (
http://www.alexonlinux.com/swap-vs-no-swap). Mas você tem que ter certeza
que não vai haver necessidade em *hipótese alguma*! Se houver e não houver
swap, o sistema entra em colapso rapidinho.

Há várias formas de se desligar o swap, seja por meio da /etc/fstab (nem ao
menos deixe a partição formatada e ati
va).